Por que as muçulmanas usam véu? É verdade que as roupas do filme Pantera Negra foram inspiradas nas vestimentas típicas de um povo da África do Sul? Acessórios como bota e chapéu sempre fizeram parte do dia a dia dos caubóis norte-americanos? Desde quando as pessoas usam fantasias durante o Carnaval?

As respostas para essas e muitas outras perguntas estão reunidas no livro Uma Volta ao Mundo Com a Moda, escrito por Gabriela Rossi, advogada e colunista do portal do Joca, e Joanna Cataldo, jornalista e repórter do Joca, com colaboração de Helena Rinaldi, também jornalista e repórter do jornal. A obra mostra a crianças e adolescentes um pouco sobre as roupas típicas usadas em diferentes países do mundo e como elas ajudam a contar a história de cada povo.

À repórter mirim Isabela H., de 10 anos, Gabriela Rossi, uma das autoras, falou um pouco sobre o processo de escrita do livro e explicou como a moda pode nos ensinar sobre a história do mundo e das mais diversas culturas. Confira.

gabriela rossi 184
#pracegover: foto de Gabriela Rossi, uma das autoras, segurando o livro Uma Volta ao Mundo Com a Moda. Crédito de imagem: ARQUIVO PESSOAL

De onde surgiu a ideia de fazer o livro? Vocês se inspiraram em alguém ou em alguma coisa?
A ideia do livro surgiu a partir de um convite. A fundadora do Joca, Stéphanie Habrich, me chamou para escrevê-lo graças ao sucesso que a “Coluna Fashion” fazia no portal do Joca. Com isso veio uma vontade enorme de mostrar que a moda é uma ferramenta importante e que pode ser usada como forma de comunicação — as pessoas podem utilizá-la para demonstrar suas crenças, tradições, gostos, entre outros. É por isso que, a partir da moda, podemos aprender sobre história, geografia, cultura, religião e outros assuntos. Originalmente, pensamos em falar da moda tendo como base eventos cronológicos, como uma linha do tempo da história da humanidade, mas notamos que, se fizéssemos isso, o livro acabaria ficando com mais de 250 páginas, o que seria muito. Então decidimos fazer uma abordagem específica, escolhendo povos e países ao redor do mundo para falar a respeito deles.

Isabela-Reporter-Mirim-184
#pracegover: Isabela H. usa camiseta azul-marinho com detalhe em laranja. Ela está com a mão esquerda apoiada atrás da cabeça e sorri. Foto: arquivo pessoal

Como foi escrever o livro? Tem alguma parte que você mais gostou de escrever?
O livro demorou mais de dois anos para ser escrito e teve a ajuda de várias pessoas. Foram tempos de muita pesquisa, debates, consultas, viagens e conversas. Como este é meu primeiro livro, foi tudo uma grande novidade para mim. Do que eu mais gostei foi entender o quanto a moda nos “fala” sobre um povo ou uma cultura.

Foi surpreendente ver o tanto de história que as roupas carregam e como podemos abordar diversos assuntos tendo as vestimentas como base. Foi um processo de muito aprendizado, tanto para mim como para as outras pessoas que colaboraram.

A sensação de publicar o livro foi boa?
Está sendo incrível! O mais legal é ver como as pessoas estão reagindo ao conteúdo. Alguns adoram ver as imagens, outros buscam pelos países que conhecem ou querem conhecer, outros procuram as roupas mais curiosas e por aí vai. Tem sido muito legal e gratificante todo esse processo. Estamos recebendo convites para dar entrevistas como esta e o próximo passo será apresentar o livro às escolas. Quero que a obra chegue às mãos do maior número de pessoas possível.

O livro explica como surgiu a ideia de criar roupas?
O livro não conta “desde quando” e por que usamos roupa, e sim o que levou determinado povo, cultura ou grupo a utilizar certa peça ou estilo de vestimenta. A obra mostra, por exemplo, por que a rainha do Reino Unido usa coroa. Para entender a razão pela qual ela utiliza esse acessório até hoje, é preciso estudar os acontecimentos do passado que levaram à adoção dessa prática. No livro, é possível encontrar explicações como essas.

Existe alguma explicação para as roupas do livro serem tão lindas?
Procuramos escolher imagens que exemplificassem e complementassem bem o texto. As imagens tinham que “contar a história” que relatávamos por meio de palavras. Fico muito feliz que tenha achado as roupas bonitas! Cada uma delas foi escolhida com muito cuidado para que o livro ficasse gostoso e divertido de ler.

“Coluna Fashion”
Os textos da “Coluna Fashion” são publicados quinzenalmente no portal do Joca. Neles, os leitores acompanham curiosidades sobre a história das roupas e as vestimentas que usamos na atualidade. Clique aqui para conferir o texto mais recente da coluna.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 184 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido