…a Rússia é o maior país do mundo? O território se estende da Europa à Ásia — inclui o ponto mais ao norte e o ponto mais ao leste da Ásia. É tão grande que tem 11 fusos horários diferentes. São 17.130.000 km² de área.

…o país tem a nona maior população do planeta? São cerca de 146 milhões de pessoas, atrás do Brasil, sexto colocado, com mais ou menos 213 milhões de habitantes.

…o caviar é barato no país? A comida, considerada de luxo em diversos lugares, é comum no café da manhã dos russos. Isso acontece por causa da alta produção de ova de peixe na região.

…o maior rio da Europa, o Volga, nasce na Rússia? Ele percorre 3.530 km. O país também tem o maior lago da Europa, o Ladoga, com área de 17.600 km².

…mais de 120 etnias diferentes compõem a população russa? As maiores até têm idiomas próprios, como os tártaros, que representam 3,2% da população, e os chechenos, 1%.

…alimentos tradicionais russos costumam ter vegetais como base? Um exemplo bem popular por lá é a borscht, uma sopa feita de beterraba.

#pracegover: Borscht, sopa tradicional, que tem cor vermelha. Ela está servida em uma tigela para sopa, com uma colher ao lado. Crédito de imagem: GettyImages

Fontes: Britannica, CIA, National Geographic e Worldometer.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 178 do jornal Joca

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Luca Rocha

    2 anos atrás

    Achei interessante os seus “ você sabia”. Ache muito legal este tipo de notícia.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido