…os dançarinos de hula, dança típica do Havaí, usam os braços e as mãos para imitar elementos da natureza, como as ondas, o vento e até a Lua? O Havaí é um arquipélago (conjunto de ilhas) norte-americano.

Dançarino de hula
#pracegover: três jovens dançarinas, usando vestidos amarelo e vermelho, e colar de flores no pescoço, fazem passo de dança de hula. Crédito de imagem: Shutterstock.

…na dança do dragão, uma tradição chinesa, pessoas carregam um dragão feito de materiais como papel e tecido? A prática costuma ocorrer em festividades como o Ano-novo chinês. O dragão é símbolo de sabedoria, poder e riqueza.

…o haka, cultura do povo maori, da Nova Zelândia, é praticado em diversas ocasiões — da celebração de conquistas até a preparação para uma guerra? A dança também é apresentada, há mais de 100 anos, pelo time de rúgbi neozelandês All Blacks.

…quem pular mais alto leva a melhor na dança adumu, do povo maasai, que vive na Tanzânia e no Quênia? Os jovens formam um círculo. Então, um de cada vez vai para o centro e começa a saltar. Quem pular mais alto ganha o status de guerreiro.

…o frevo, uma das danças mais populares do Brasil, possui mais de cem passos registrados?

Frevo
#pracegover: três dançarinos, com roupas coloridas, típicas do frevo, saltam com um mini guarda-chuva nas mãos, como é comum nessa dança. Crédito de imagem: Shutterstock.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 142 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido