Além de ajudar a falar as palavras corretamente, os fonoaudiólogos atuam para melhorar a respiração e alimentação dos pacientes. Arte: Beatriz Lopes
Além de ajudar a falar as palavras corretamente, os fonoaudiólogos também atuam para melhorar a respiração e alimentação dos pacientes. Arte: Beatriz Lopes

Você já ouviu falar de uma criança que trocava letras (o R pelo L, por exemplo) ou gaguejava (ou seja, repetia as sílabas e trocava palavras), e hoje consegue falar as palavras corretamente porque fez tratamento com um fonoaudiólogo? Essa é uma das funções desse profissional, que ajuda pessoas a se comunicar quando possuem dificuldades relacionadas à fala.

Para ajudar os pacientes a se expressar, os fonoaudiólogos passam exercícios que ajudam a articular (ou seja, falar) as palavras do jeito certo. 

Lucas B., de 9 anos. Foto: Arquivo pessoal
Lucas B., de 9 anos. Foto: Arquivo pessoal

O Lucas B., de 9 anos, por exemplo, fez terapia com uma fonoaudióloga porque trocava o R pelo L. Ele fazia exercícios que eram passados na consulta e os treinava depois em casa, como colocar a língua no céu da boca, estalar, girar a língua, assoprar e falar o R bem puxado. “Eu tinha um caderninho que me mostrava como fazer os exercícios, que geralmente eram movimentos com a língua”, explica.

Além de ajudar a pronunciar as palavras corretamente, a fonoaudiologia atua em outras áreas, como alimentação e respiração. 

Alimentação

De acordo com a doutora Marcia Mendonça Lucena, fonoaudióloga e professora do departamento de fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a fonoaudiologia começou a atuar na alimentação para ajudar quem tem dificuldades em sugar (quando se usa um canudo, por exemplo, suga-se a bebida), mastigar e engolir.

Hoje, esses profissionais também trabalham com crianças que se recusam a comer. “A fonoaudiologia atua nessa área com a família, tentando entender as questões que levaram a criança a construir uma relação ruim com a comida”, explica a doutora Marcia. Assim, vão descobrindo qual é a origem do problema e pensando em soluções.

Respiração

Apesar de ser mais adequado respirar pelo nariz por vários motivos (por exemplo, o nariz possui pelos que impedem que boa parte da sujeira do ar passe por eles), muitas pessoas têm o costume de respirar pela boca. 

De acordo com a especialista existem várias causas para isso, como a rinite alérgica, que é um tipo de alergia que faz com que a pessoa tenha sintomas como dificuldade para respirar pelo nariz, espirros e coceira. Com um médico otorrinolaringologista [especialista em regiões do corpo como nariz, garganta e ouvido], a atuação da fonoaudiologia é fundamental para que a passagem do ar pelo nariz seja liberada. 

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (4)

  • luiza

    2 anos atrás

    adorei a altima noticia

  • 20200320@notredamecampinas.net.br

    3 anos atrás

    ótima noticia, gostei muito!

  • Anna laura

    3 anos atrás

    ÓTIMA NOTICIA

  • luana medeiros

    4 anos atrás

    é isso e muito importante sim

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido