Os atletas classificados para os Jogos Olímpicos de Paris já sabem onde vão se hospedar. Em 28 de fevereiro, foi inaugurada a Vila Olímpica e Paralímpica, ao norte da capital francesa. 

O espaço abrigará até 14.250 pessoas (na Paralimpíada, serão 9 mil leitos ocupados) e possui restaurantes 24 horas, centros para treinamento e clínicas de saúde. Depois do evento, uma parte dos apartamentos será vendida para propriedades privadas, outra, para habitação pública, e uma terceira será alugada.

#pracegover: prédios sendo construídos para a vila. Crédito de imagem: AURELIEN MEUNIER/GETTY IMAGES E DIVULGAÇÃO

Os Jogos de 2024 

A Olimpíada será realizada entre 26 de julho e 11 de agosto. O torneio receberá 10.500 atletas. Já a Paralimpíada ocorrerá entre 28 de agosto e 8 de setembro, para atletas com deficiências físicas e/ou intelectuais. Serão 4.400 competidores participantes.

VILA OLÍMPICA EM NÚMEROS 

  • 82 prédios residenciais 
  • 45 mil chaves 
  • 3 mil apartamentos 
  • 7.200 quartos 
  • 40 mil refeições servidas por dia
#pracegover: pôsteres da Olímpiada e Paralimpíada mostram detalhes da cidade de Paris. Um complementa o outro. Crédito de imagem: reprodução

SURFE BRASILEIRO 

Gabriel Medina venceu o ISA Games, em Porto Rico, no dia 3 de março. Assim, a partir da combinação com outros resultados, garantiu uma vaga na Olimpíada. No feminino, Tatiana Weston-Webb, já classificada para os Jogos, terminou em segundo lugar. Pela somatória de pontos, colocou Luana Silva também entre os que vão para Paris. São seis os surfistas brasileiros com vaga — completam a lista Filipe Toledo, João Chianca e Tainá Hinckel.

PÔSTERES OFICIAIS Em 4 de março, foram divulgados os pôsteres oficiais dos Jogos. Desta vez, não houve distinção entre Olimpíada e Paralimpíada: a ilustração se une em um único desenho com referências à França, em que diversos esportes são representados. O responsável foi o ilustrador francês Ugo Gattoni, que levou 2 mil horas para concluir o trabalho, ao longo de quatro meses. 

FONTES: CNN BRASIL, GE E OLYMPICS.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 219 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido