Para evitar que o novo coronavírus se espalhe, escolas por todo o Brasil suspenderam as atividades presenciais (saiba mais nas páginas 6 e 7). Para saber como está a adaptação ao período de quarentena, o Joca conversou com jovens ao redor do país

“Às vezes, acho que ter aula on-line é até melhor, porque dá para se concentrar mais, tem mais silêncio. A melhor parte é que eu não tenho mais que ficar preso no trânsito e, se eu não tiver lição de casa ou acabar rápido, tenho mais tempo para brincar e ficar com a minha mãe e o meu cachorro. Acho que eu precisava desse tempo, porque antes eu ficava bem pouco com ele. A parte difícil é que meu pai mora na Argentina e, com tudo o que está acontecendo, ele não pode vir para cá me visitar.” Mateo H., 12 anos, do Rio de Janeiro (RJ)

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#pracegover: Mateo veste camiseta vermelha com frase escrita: be true to you. Por cima, um casaco cinza. Ele está parado num estacionamento a céu aberto. Crédito de imagem: arquivo pessoal

“Minha escola não está tendo aulas on-line, mas estou estudando durante o isolamento. Estou revisando livros e cadernos e assistindo a videoaulas. Prefiro deixar a minha rotina em aberto e sem muitas obrigações, assim me sinto mais livre para fazer o que sentir vontade. Durante a quarentena, comecei um dos cursos on-line que a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, ofereceu de graça. Mas também gostaria de aproveitar esse tempo para fazer aulas de francês.” Helena P., 16 anos, Parnamirim (RN)

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#pracegover: Helena tem cabelos cacheados e castanhos. Ela veste uma blusa branca e, no pescoço, um colar. Crédito de imagem: arquivo pessoal

“Pelo aplicativo da escola, posso ter acesso a todas as atividades. Não fiz um cronograma porque acho mais fácil fazer tudo na hora. Tenho passado a quarentena com o meu pai e a minha mãe. Uma das partes mais difíceis é não poder abraçar ninguém nem ver minhas amigas ao vivo. Mas estou aproveitando bastante o tempo em casa. Estou brincando mais, lendo mais… Até que esse tempo está sendo bem legal!” Julia M., 10 anos, de Campo Grande (MS)

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#pracegover: Julia veste casaco preto. Tem cabelos curtos e sorri para a foto. Crédito de imagem: arquivo pessoal

“Minhas professoras passaram tarefas, e minha mãe e eu estamos organizando tudo em uma agenda. De manhã, eu leio alguns livros de literatura e, à tarde, faço as tarefas. Acho que é um bom método para quem não pode ter aulas on-line. O mais chato é ter que ficar em casa, mas estou aproveitando para ver desenhos animados, já que eu quase nunca consigo fazer isso.” Clarice C., 7 anos, Brasília (DF)

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#pracegover: Clarice usa vestido vermelho e preto. Está com o cabelo preso e uma tiara vermelha com duas flores. Crédito de imagem: arquivo pessoal

“Estou estudando com as videoaulas que a minha escola passa todos os dias. Acho esse método bom, porque nos ajuda a fortalecer a mente e a manter os estudos em dia. Estou passando [este período] em casa com meus pais e minha cachorrinha, Gigi. A parte mais difícil é não poder sair e não ver meus amigos e meus avós pessoalmente. A melhor parte é ter mais tempo livre!” Maria Eduarda V., 13 anos, de Apucarana (PR)

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#pracegover: Maria Eduarda tem cabelos louros e olhos claros. Crédito de imagem: arquivo pessoal

“Na minha escola temos um sistema de aulas on-line. A gente entra em uma sala [virtual] em que os professores dão coisas para nós fazermos. Acho que esse método é eficiente, mas é muito pior porque a gente não entra em contato com as outras pessoas. É como falar com um amigo por mensagem ou videochamada — não é a mesma coisa que poder encostar e olhar na cara da pessoa. Na minha opinião, não poder socializar é a parte mais difícil.” Arthur L., 12 anos, de Joinville (SC)

“Acho mais difícil ter aula on-line. Tudo é por e-mail, o que faz com que seja mais difícil para os professores responder as perguntas. Eu acordo às 7h e começo a estudar às 8h. Faço também alongamento ou ioga mais ou menos das 14h30 às 15h30. É importante ter uma rotina para não ficar perdida. Como tenho mais tempo livre, consigo me dedicar mais aos meus desenhos. Também consigo ter mais tempo para relaxar, já que tinha uma rotina muito cheia na escola.” Yumi M., 10 anos, de Salvador (BA)

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#pracegover: Yumi veste camiseta cinza e um colar dourado no pescoço. Está com duas tranças e sorri para a foto. Crédito de imagem: arquivo pessoal

“No começo, achei que daria para conversar com os amigos pelo chat [da ferramenta de estudo on-line] (risos). Depois eu percebi que o chat era para tirar dúvidas das matérias. Quando os amigos querem conversar, nós escolhemos um horário em que não estamos estudando e fazemos uma videoconferência. A parte mais difícil é a falta de contato com as pessoas. Queria também poder ir a restaurantes, shoppings, cinema. Mas acho que a parte positiva é que eu fico mais tempo com a minha família. Nós almoçamos juntos, minha mãe me ajuda com as lições. Além disso, com o isolamento, eu comecei a ajudar mais na arrumação da casa.” Manuela S., 9 anos, de São Paulo (SP)

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#pracegover: Manuela veste camiseta com estrelas douradas, boné dourado e óculos de sol. Ela está na praia. Crédito de imagem: arquivo pessoal

“As aulas da minha escola foram totalmente paralisadas. Eu estou assistindo a muitos filmes e ouvindo música, mas às vezes também assisto a vídeos que explicam os assuntos [aprendidos na escola]. O problema é que eu não consigo estudar por videoaula, então parei um pouco de estudar e estou dormindo bastante.” Ariel V., 12 anos, de Belém (PA)

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#pracegover: Ariel veste camiseta preta com estampa cinza. Crédito de imagem: arquivo pessoal

“Eu estou cozinhando bastante: já fiz macarronada, tapioca, bolo… Várias coisas que eu sempre tive vontade de fazer, mas que não tinha tempo antes. Eu também assisto a um canal da televisão local que passa aulas durante a semana. No final de cada aula, eles apresentam atividades. Nós temos que fazê-las no caderno, porque os professores vão cobrar as respostas quando a escola voltar.” Evelin F., 16 anos, de Manaus (AM)

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#pracegover: Evelin sorri para a foto. Tem cabelos cacheados e usa óculos de grau. Crédito de imagem: arquivo pessoal

Você está escrevendo um diário da sua quarentena? Temos uma surpresa para você! Divida essa ideia com a gente! Conte mais sobre o seu diário pelo e-mail: diario.quarentena@magiadeler.com.br

No site do Joca, confira estratégias de ensino a distância anunciadas por governos estaduais e prefeituras: jornaljoca.com.br.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 146 do jornal Joca.

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Comentários (1)

  • joaopedroribeiro

    3 anos atrás

    aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa eu não aguento mais essa quarentena!!! eu adoro o jornal do joca mais eu só queria sair de casa 2 horinhas

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