A partir do dia 11, viajantes deverão apresentar comprovante de vacinação para entrar no país. Foto: Getty Images

O governo federal decretou, no dia 8 de dezembro, uma medida que obriga viajantes não vacinados contra a covid-19 a fazer quarentena ao chegar ao Brasil. Na prática, isso significa que, a partir do dia 11, todos que viajarem de avião para o país e não apresentarem comprovante de vacinação contra o coronavírus terão que permanecer cinco dias isolados, ou seja, sem sair do local em que estão hospedados (hotel, casa, entre outros).

A nova norma segue uma recomendação feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que, no fim de novembro, enviou dois textos para o governo sugerindo que o Brasil passasse a cobrar comprovantes de vacinação dos viajantes. O objetivo, de acordo com a entidade, é evitar que pessoas não vacinadas de fora do país trouxessem o vírus para cá, o que poderia contribuir para o aumento do número de brasileiros infectados.

Com a nova medida, os não vacinados, após realizar a quarentena de cinco dias, deverão fazer um teste para saber se estão com covid-19. Caso o resultado dê negativo, a pessoa poderá sair do isolamento e circular normalmente pelas ruas do país. Porém, se o exame der positivo, o indivíduo deverá permanecer em quarentena.

Em e-mail enviado ao Joca, o Ministério da Saúde informou que o comprovante de vacinação só será exigido aos maiores de 18 anos. Crianças e adolescentes estrangeiros ou brasileiros não precisam apresentar o documento para entrar no Brasil.

O que os viajantes que vierem ao Brasil de avião deverão apresentar para não ficar em quarentena?

Antes de entrar no Brasil, brasileiros e estrangeiros que vierem de outros países deverão apresentar os seguintes documentos à companhia aérea responsável pelo voo:

– Teste negativo de covid-19

Os viajantes têm a opção de realizar dois exames:

            – Teste de antígeno. Para que o indivíduo possa circular pelo país, o resultado do exame deve dar negativo ou não detectável para o coronavírus. O teste deve ser feito até 24 horas antes do embarque;

            – Teste PCR. Para que o indivíduo possa circular pelo país, o resultado do exame deve dar negativo. O teste deve ser feito até 72 horas antes do embarque.

– Comprovante de vacinação

O documento pode ser impresso ou digital. Nele, deve constar que o indivíduo tomou a última dose ou dose única da vacina, no mínimo, 14 dias antes da data do embarque.

– Declaração de Saúde do Viajante

O viajante deve preencher a declaração, na qual concorda em cumprir com os protocolos contra a covid-19 (usar máscara, manter o distanciamento etc.) durante o tempo em que estiver no Brasil.

Fontes: Diário Oficial da União e G1.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido