carnaval veneza 182
Pessoas fantasiadas se divertem nas ruas de Veneza no primeiro dia do Carnaval de 2022, em 12 de fevereiro. / #pracegover: crianças e adultas usam fantasias coloridas e estão em uma praça da cidade italiana. Crédito de imagem: STEFANO MAZZOLA/GETTY IMAGESW

O tradicional carnaval de Veneza, na Itália, celebrado desde 1160, voltou a ser realizado em 2022, pela primeira vez desde o início da pandemia. De acordo com o jornal local Il Gazzettino, a cidade recebeu cerca de 25 mil turistas estrangeiros no primeiro fim de semana do evento, que começou em 12 de fevereiro e vai até 1º de março.

A edição deste ano, no entanto, ainda não vai ser exatamente igual às anteriores, já que alguns eventos para muitas pessoas não foram autorizados pela prefeitura da cidade. Entre o que foi cancelado está o tradicional show no rio de Cannaregio, o desfile de fantasias e o Voo do Anjo, em que a musa do Carnaval anterior sobrevoa um dos principais pontos turísticos de Veneza, a Praça de São Marcos, pendurada em uma corda.

As comemorações se tornaram uma mistura de pequenos eventos com espetáculos espalhados pela cidade para evitar a concentração de muitas pessoas em poucos lugares. Os jantares com shows, que ocorrem nesta época do ano, estão sendo realizados de forma adaptada, com, no máximo, seis pessoas por mesa e sem pista de dança para evitar aglomerações. Para participar de celebrações desse tipo, é necessário agendamento e comprovante de vacinação contra a covid-19. Já em áreas abertas, como praças, palhaços, acrobatas e malabaristas estão divertindo turistas e venezianos com suas apresentações.

À imprensa local, o prefeito de Veneza, Luigi Brugnaro, afirmou que o evento deve reacender a vontade de comemorar, mas é importante respeitar as orientações de segurança da covid-19. “Temos uma vontade muito forte de fazer este Carnaval acontecer para enviar uma mensagem de esperança, principalmente para as crianças”, anunciou.

Fontes: Corriere del Veneto, Euronews, G1, Il Gazzettino, VeneziaToday, Venice Carnival 2022.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 182 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido