O vírus monkeypox, que causa a varíola dos macacos. Foto: OMS/divulgação

Com mais de 16 mil casos confirmados, em 75 países, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou a varíola dos macacos emergência de saúde pública de preocupação internacional em 23 de julho. Isso quer dizer que será necessário um investimento maior no combate à doença e no desenvolvimento de vacinas, que estão em falta em diversos países. 

Temos um surto que se espalhou rapidamente ao redor do mundo e novos modos de transmissão, sobre os quais entendemos muito pouco […]. Foi decidido que a varíola dos macacos representa uma emergência de saúde pública de preocupação internacional.

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS.

Os casos confirmados de varíola dos macacos aumentaram nas últimas semanas. Em junho, havia cerca de 3 mil casos, em 47 países, o que significa que o número atual já é mais de cinco vezes maior.
O diretor-geral anunciou em entrevista coletiva que levou em conta alguns fatores para tomar a decisão de considerar a doença emergência local. Alguns exemplos são o fato de que o vírus se espalhou mais rapidamente em alguns países do que havia sido previsto e a falta de evidências científicas sobre o tema, o que deixa muitas dúvidas sobre como lidar com a doença.

Em Madri, na Espanha, uma caixa com amostras de casos suspeitos de varíola dos macacos aguarda para ser testada em laboratório. Foto: Pablo Blazquez Dominguez/Getty Images

Entretanto, Tedros acalmou a população afirmando que, com exceção da Europa, onde um alto número de casos está sendo registrado, o risco da varíola dos macacos no mundo não é tão alto. Apesar das 16 mil infecções, apenas cinco mortes foram confirmadas. 

Varíola dos macacos no Brasil

O Brasil é o décimo país com o maior número de pessoas contaminadas pela varíola dos macacos. No dia do anúncio da OMS, o Ministério da Saúde emitiu uma nota afirmando que o controle da doença é uma das prioridades da pasta e que estão sendo feitos monitoramentos e análises dos casos no país.

O Ministério da Saúde também tem articulado com a OMS as tratativas para aquisição da vacina da varíola dos macacos, de forma que o Programa Nacional de Imunizações (PNI) possa definir a estratégia de imunização para o Brasil. Com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde, o Brasil está preparado para enfrentar a varíola dos macacos.

 Trecho da nota do Ministério da Saúde

Fontes: Folha de S.Paulo, G1 e OMS.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • Monica

    1 ano atrás

    Sou professora de português na rede pública e amei o Jornal do Joca

  • alexandreandrade

    1 ano atrás

    Meu Vô mora em Brasília e e tem macacos la, mais espero que isso acabe antes de, você sabe Joca

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido