Você já sentiu que fica mais bem-humorado quando usa determinada roupa? Para muitas pessoas, a resposta é “sim”. Para ajudar a lidar com as dificuldades da pandemia, alguns homens e mulheres têm apostado em vestimentas que dão certa sensação de felicidade — prática chamada de dopamine dressing (algo como “vestes dopamina” — este, um neurotransmissor do corpo que traz sensação de prazer).

#pracegover: homem e mulher dançando ao ar livre. Ela usa blusa vermelha e calça cor-de-rosa e ele camisa azul com estampa e calça jeans. Crédito de imagem: Getty Images

Para entender melhor o efeito das roupas no humor, em 2012, a pesquisadora Karen Pine, da Universidade de Hertfordshire, na Inglaterra, reuniu cem mulheres e perguntou o que usavam quando estavam felizes. A maior parte (57%) disse que, se estivesse deprimida, usaria roupas largas. Elas também tiveram que responder com que estado de espírito usariam sua peça favorita: 62% afirmaram que a vestiriam se estivessem felizes e só 6% disseram que a escolheriam na tristeza. “O estudo mostrou que as roupas refletem e influenciam o humor”, diz Pine. “Muitas participantes sentiram que poderiam alterar o humor se mudassem o que estavam vestindo.”

Isso significa que o importante é usar algo que faça com que a pessoa se sinta bem, como explicou Carolyn Mair, psicóloga e mestra pela Universidade de Moda de Londres, ao jornal inglês The Guardian. “Se você acredita que determinada cor melhora o seu humor, escolha uma roupa com essa cor — não precisa ser algo claro, como amarelo, pode ser preto, se preferir”, explica. “O que traz resultado é o fato de usar uma peça que você acredita que vai fazer bem.”

O que eu penso sobre…

Alunos da Escola Suíço-Brasileira de São Paulo (SP)

“A cor da roupa não faz diferença no nosso humor, e de fim de semana é gostoso ficar de pijama.” 4º ano A

“Se estamos tristes, vestimos roupas de que gostamos mais ou até qualquer roupa para espantar a tristeza.” 4º ano B

Concordamos que a cor de roupa muda o humor. Gostamos de roupas confortáveis. Em dias de prova usamos roupas que nos tragam boas energias!” 4º ano C

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 177 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido