interna_carlotas_agosto-diario-quarentena

Tuca é uma menina tímida, bem-humorada e que adora desenhar. Ela mora em Carlotas com a mãe, Nara, e o irmão, Zeca, e adora ir para a escola e encontrar a melhor amiga, Dani. Quando está em casa, depois da lição, ela se joga no chão e passa horas desenhando e pintando. Ela e Zeca estudam na escola perto da casa deles. A Tuca veio aqui conhecer você e, óbvio, contar a história dela! Ela quer falar sobre a experiência durante esse período que ela e a família estão em casa. Leia e conheça os sentimentos dessa menina neste momento difícil, lidando com uma pandemia global.

Bom dia, diário,
O Zeca teve a ideia de marcar os dias que passam em forma de grão de milho: cada dia que passa é um grão de milho para dentro do pote vazio de maionese. Acho que devo ter gasto uns 2 minutos e 15 segundos contando os 42 grãos de milho que estavam lá dentro, já que eu tive que recontar umas quatro vezes, porque sempre que chegava aos 30 e pouco, eu perdia a conta e tinha que voltar tudo de novo. O que eu quero dizer é que contar os grãos de milho me acalma. A cada grão que eu conto, penso que passou um dia, isso quer dizer que é um dia mais perto do dia em que a gente vai poder voltar a se encontrar na rua, ir para a escola, ver a Dani, meu professor, pular nas costas do meu pai (ele anda muito cansado), abraçar minha mãe (ela está trabalhando o dia inteiro), visitar minha avó.

São 42 dias que passaram. Aprendi na escola que tem meses com 30 dias e meses com 31, tirando o mês de fevereiro, que é mais complicado, são 28 dias no total, mas a cada quatro anos, fevereiro ganha um dia inteiro e fica com 29 dias. Mas meu ponto é que estamos há mais de um mês dentro de casa. Haja brincadeira para tanto tempo. O Zeca, meu irmão mais velho, arrumou uma nova atividade que também o deixa mais calmo: ele troca cartas com os amigos, cartas escritas à mão por ele, às vezes ele faz uns desenhos bem bacanas. Tem dia que o Zeca está mais triste, ele fica calado e não quer brincar comigo, eu entendo, deixo ele quietinho.

No meu caso, durante esta quarentena, brinquei muito, o Zeca me fez muita companhia e topava quase todas as brincadeiras, mas fiquei com uma saudade da Dani, queria falar com ela, contar que tinha acabado de montar um megaquebra-cabeça de 50 peças e que demorei três dias inteiros, ou três grãos de milho, para terminar. Queria contar que tive a permissão do meu pai e da minha mãe para pintar uma parede inteira do meu quarto, quer dizer, até onde eu alcançar com o giz, e minha ideia é fazer o Mundo da Tuca. Estou pensando em misturar minhas cores favoritas – vermelho e amarelo –, com as cores do meu time de futebol, verde e branco.

Os dias seguem passando, alguns rápidos, outros leeeeeentos. Tem dia que tanta coisa acontece que fica impossível guardar tudo na memória para esperar a quarentena passar e contar para a Dani. Foi assim que eu tive uma ideia. Com a ajuda do meu pai, montei um diário, eu desenhei a capa e minha mãe parou um pouco de trabalhar e desenhou a contracapa, ficou lindo! Aqui estou contando tudo o que eu consigo lembrar sobre meus dias na quarentena, assim posso voltar aqui para consultar quando quiser lembrar de algum dia ou acontecimento durante esse período.

Outra utilidade do diário é que escrever nele também me acalma, contar aqui sobre meu dia, minhas descobertas e meus sentimentos. Observar minhas emoções me ajuda a entender melhor a situação em que estamos e monitorar a intensidade de cada sentimento me ajuda a buscar ajuda quando preciso. Às vezes, tenho um medo do nada e corro para minha mãe, que me abraça bem forte, como eu gosto. Tem dias que estou triste e vou para meu pai, que me conta as piadas mais engraçadas e canta para eu dormir. Quando estou sozinha, vou sentar com o Zeca, que sempre me faz companhia!

Escuto muita gente falar sobre como vai ser depois quede tudo isso acabar e o que vamos levar para a frente. Eu não entendo muito o que isso quer dizer, mas sei que o meu diário vai comigo.

Para conhecer outros personagens que ilustram diálogos importantes, visite carlotas.org.

Clique na imagem abaixo para abrir e imprimir.

tuca-carlotas

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (4)

  • ESTER

    3 anos atrás

    Muito boa a matéria!!

  • Gabriella

    3 anos atrás

    adorei essa historia,foi muito divertida a leitura,mesmo sendo um fato real me senti em um conto da fadas.

  • matheus.jobim.raele.3serie

    3 anos atrás

    bem legal

  • clarissa

    3 anos atrás

    muitooooo legal

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido