Andor Stern em 2019. Foto: Helena Rinaldi

Em 7 de abril, Andor Stern, o último sobrevivente brasileiro do Holocausto (saiba mais abaixo), morreu, aos 94 anos. A causa da morte não foi divulgada, mas a família informou que ele faleceu em casa.

Andor nasceu em São Paulo (SP), em 1928, mas se mudou com a família para Mumbai, na Índia, quando tinha 2 anos. Na época, o pai dele tinha conseguido um contrato de trabalho por lá e, quando o acordo chegou ao fim, a família se mudou para a Hungria, onde os avós de Andor moravam. Foi nesse período que a Segunda Guerra Mundial teve início.

Nascido em São Paulo, Andor se mudou com a família para a Índia e, depois, para a Hungria. Foto: reprodução YouTube

O que foi a  Segunda Guerra Mundial?

A Segunda Guerra começou quando a Alemanha invadiu a Polônia, em 1939. O governante alemão, Adolf Hitler, defendia que seu povo, espalhado pelo continente europeu, ficasse unido em um só território. Por isso outros povos que não eram alemães começaram a ser perseguidos no país e nos locais que estavam sob domínio alemão, como a Polônia.
Isso aconteceu principalmente com os judeus (pessoas que praticam o judaísmo, religião que segue os ensinamentos de um livro chamado Antigo Testamento ou Torá), ciganos (um povo que normalmente não possui habitação fixa), pessoas negras e indivíduos com deficiência. A morte de milhares dessas pessoas ficou conhecida na história como Holocausto.

Para saber mais sobre a história de Andor Stern, confira a entrevista dada ao Joca clicando aqui.

A história de Andor Stern

Por serem judeus, Andor e a família foram perseguidos na Segunda Guerra Mundial. Em uma entrevista ao Joca dada em 2019, ele contou que, desde a época da escola, sofria bullying por seguir sua religião: “Meus colegas me chutavam, pisavam, me batiam e cuspiam em mim”. 

O livro Uma Estrela na Escuridão conta a história da vida de Andor. Foto: divulgação

Isso aconteceu até o dia em que ele foi mandado, com outros jovens judeus, para trabalhar em campos de trabalho forçado na Polônia e, depois, na Alemanha. Quem era enviado para esses locais quase não recebia comida nem água, por isso muitos morriam de desnutrição ou desidratação. Também era comum que sofressem agressões de soldados alemães. Ao todo, estima-se que seis milhões de judeus tenham morrido no Holocausto – incluindo a mãe de Andor. 

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • aluna 67309

    1 ano atrás

    minha bisavo morreu com seus 97 anos

  • aluno.somar19

    1 ano atrás

    nossa meu bisa vo tinha 100 anos ele morreu em 2021

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido