Estes dois povos disputam o mesmo território há muitos anos, sem chegar a um acordo. Veja alguns dos principais momentos dessa história.

Para relembrar:
Israelenses = maioria de judeus
Palestinos = árabes (maioria de muçulmanos)

Por que a disputa pelo mesmo território existe?
Os judeus consideram o território sagrado — dizem ser a “terra prometida” por Deus ao seu povo — e ocuparam a região há mais de 4 mil anos. Em 587 a.C., foram expulsos pelos babilônios. Voltaram quase 50 anos depois, mas foram novamente expulsos, desta vez pelos romanos, em 70 d.C. A região também foi ocupada pelos árabes, de 638 até 1947 (veja a linha do tempo). Um dos pontos mais disputados é a cidade de Jerusalém, onde existem construções sagradas para judeus e muçulmanos.

1896 – Surge o conceito de sionismo
O sionismo é um movimento que defende que os judeus têm direito a um Estado próprio. O conceito surgiu quando Theodor Herzl, um jornalista da Hungria, escreveu um manifesto que defendia a criação de um Estado judaico para proteger o povo do antissemitismo (termo criado no século 19, na Europa, para definir o preconceito contra judeus).

Estado, com “e” maiúsculo, refere-se a nações que possuem setores responsáveis por controlar e administrar um território. O Brasil e a maioria dos países são reconhecidos como Estados.

1939-1945 – Segunda Guerra Mundial
Judeus são perseguidos pelo nazismo, movimento alemão liderado por Adolf Hitler que mata 6 milhões de judeus até o fim da guerra.

1947 – Divisão do território
Após a Segunda Guerra, intensifica-se o desejo de criar um Estado judaico. Em 1947, a Organização das Nações Unidas (ONU) divide uma região do Oriente Médio em duas partes: Israel (território para os judeus) e Palestina (território para os palestinos, que já habitavam a área).

1948 – Estado de Israel
Os britânicos, que controlavam a área até então, saem de lá. E o território reconhecido pela ONU como judaico se torna um Estado. Os palestinos e outros países árabes (Egito, Síria, Iraque e Jordânia) não aceitam, pois não consideram a divisão das terras justa. Tropas árabes invadem Israel, que vence a guerra.

1964 – Organização Para a Libertação da Palestina (OLP)
A OLP é fundada para representar os palestinos e lutar contra Israel.

1967 – Guerra dos Seis Dias
Conflito entre 5 e 10 de junho, por isso o nome. De um lado, Israel, e do outro, Síria, Egito, Jordânia e Iraque, unidos para lutar contra o Estado judaico, não reconhecido por eles. Israel vence e passa a controlar parte dos territórios que eram de palestinos.

1973 – Guerra do Yom Kippur
Um grupo de nações liderado por Síria e Egito começa um ataque a Israel para reconquistar os territórios, mas é derrotado. O conflito ocorre durante o Yom Kippur, data do calendário judaico em que os judeus ficam 25 horas sem comer e beber para refletir sobre o ano anterior e o que está começando.

Atualmente
Tentativas de paz e novos episódios de violência se repetiram desde 1973. A Palestina continua sem ter um Estado. Propostas já foram feitas, mas negadas pelos palestinos, que não concordaram com a forma como os territórios seriam divididos. Em janeiro, os Estados Unidos propuseram um novo plano de paz (entenda na página 5).

Mapa-Colecao-Palestina-Israel-Joca-143
#pracegover: a imagem mostra dois mapas da região onde ficam Israel e Palestina. O mapa da esquerda mostra como a região era dividida em 1947, época da criação de Israel. O mapa da direita mostra como a região está agora, em 2020. Arte: Beatriz Lopes.

Fontes: Curso Objetivo de Vestibulares, Infoescola e Nexo.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 143 do jornal Joca

 

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido