Tubarões passaram a ser vistos em Balneário Camboriú, Santa Catarina, desde agosto, quando começaram obras para ampliação da faixa de areia da praia central da cidade. Foram avistados 19 deles, segundo informações do geógrafo e curador do Museu Oceanográfico da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Jules Soto, em entrevista dada ao Joca no dia 20 de outubro.

Para o especialista, a obra é responsável por aumentar a presença desses animais, que são atraídos pelo barulho e pelos sedimentos movimentados no fundo do mar. “A obra está atraindo tubarões e diversos peixes, crustáceos e invertebrados. Revolver [mexer, revirar] o fundo deixa em suspensão vários organismos bem pequenos que servem de alimento para animais menores, que atraem médios e maiores, como os tubarões”, explica Jules.

#pracegover: Imagem aérea da praia de Balneário Camboriú mostra obra para alargar faixa de areia. Além da praia, há muitos prédios. Crédito de imagem: Prefeitura de Balneário/Reprodução

“Os tubarões, por ter um campo elétrico muito sensível, também são atraídos por distúrbios em geral, como sons, perturbações e vibrações. Explosões no oceano e naufrágios tendem a atrai-los”, acrescenta. Ainda assim, a presença desses animais não é considerada arriscada para os seres humanos, segundo o pesquisador. “Nenhum representa perigo: são tubarões pequenos, juvenis e de espécies das quais não há registro de ataques na nossa região”, diz.

O que está sendo feito na praia?
A obra, uma solicitação antiga de turistas e moradores da cidade, pretende ampliar a faixa de areia de 25 metros para 75 metros e está prevista para ser concluída em novembro. Jules é favorável à intervenção. “Para mim, Balneário não é uma praia a ser preservada, até porque a luz durante a noite, o sombreamento provocado pelos prédios e a presença de milhares de pessoas já não permitem a preservação”, opina. “O objetivo agora é que ela tenha qualidade ambiental, o que ali significa permitir o banho de mar. Acreditamos que a obra vai ajudar também a recompor a estrutura da praia tanto geológica como biologicamente.”

Fontes: CNN Brasil e Folha de S.Paulo.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 179 do jornal Joca

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (8)

  • LeonardoCantanhede

    2 anos atrás

    Esse tubarões só são um perigo quando virarem adultos, mais depende da espécie de tubarão

  • Maria Fernanda Soares

    2 anos atrás

    meu deus eu to passada

  • Maria tereza

    2 anos atrás

    Que perigo mesmo! Espero que ñ tenha tubarões aqui a onde eu moro

  • aluno.marianarezende@colegiomagister.com.br

    2 anos atrás

    que pirigo

  • Camila Freitas

    2 anos atrás

    Tubarões são legais

  • Giovanna Longo

    2 anos atrás

    Que perigo!! Espero que tudo tenha se resolvido.

  • Matheus Piccolo Rossi

    2 anos atrás

    Eu adoro tubarões!!!!!!!!

  • MATHEUS

    2 anos atrás

    é.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido