Cerca de 14 pessoas morreram e outras 50 ficaram feridas por causa dos tornados e das inundações que ocorreram ontem nos Estados Unidos.

Os tornados atingiram várias cidades do leste do Texas, onde quatro pessoas morreram. Outras cinco pessoas perderam suas vidas devido às inundações e aos fortes ventos no Arkansas. Outras duas mortes aconteceram no Missouri.

Tornado Funil

No Mississippi morreram outras duas pessoas, sendo um menino de 7 anos, que foi vítima de um choque elétrico. No Tennessee, uma menina de 2 anos morreu ao ser atingida pela trave de um gol de futebol que fora arrancada pelo vento.

Os fenômenos ocorreram por conta de uma tempestade que provocou uma nevasca incomum no Kansas.

Quando começa e termina a temporada de furacões e tornados nos EUA?

Os Estados Unidos têm muitos furacões e tornados mas, normalmente, o país sofre com esses fenômenos em meses específicos do ano.

A temporada de furacões do Atlântico Norte ocorre de 1o. de junho a 30 de novembro e, nessa época, o serviço meteorológico norte-americano fica em alerta e várias regiões do país se preparam para possíveis situações de emergência.

Os tornados são mais frequentes nos Estados Unidos, nas regiões dos Estados de Oklahoma, Arkansas, Kansas, Iowa, Texas e Colorado. Este fenômeno climático acontece perto da primavera e do verão.

Segundo os registros, 97% dos fenômenos tropicais acontecem neste período.

Olho do Furacão

A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) quer usar drones para filmar e analisar o desenvolvimento dos ciclones na Bacia Atlântica. Com isso, os cientistas irão prever, com mais precisão, um possível furacão.

Tornado

Diferença entre tornado e furacão

Segundo especialistas, os tornados são os fenômenos mais destruidores da natureza. O tornado é formado por uma coluna de nuvens, que se desloca em uma velocidade razoável, entre 30km/h e 60km/h. Já dentro do funil, os ventos podem atingir 450km/h.

O furacão é uma tempestade comum em zonas tropicais. Ele se forma sobre os oceanos e pode ter ventos de até 300Km/h. As tempestades recebem o nome de furacão quando acontecem no Oceano Atlântico e são chamadas de tufão quando ocorrem no Oceano Pacífico.
Fonte: Sitedecuriosidades.com

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido