COP-16, guerra da Ucrânia e outras notícias
COP-16 é sediada na Colômbia
A 16ª Conferência das Nações Unidas Sobre Biodiversidade (COP-16) começou em 21 de outubro e segue até 1º de novembro, em Cali, na Colômbia, com o tema “Paz Com a Natureza”. O evento reúne líderes, especialistas e ativistas para discutir a proteção da biodiversidade. Um dos focos da COP-16 é garantir que as estratégias de preservação dos países participantes estejam alinhadas com o Marco Global de Kunming-Montreal, acordo assinado por 196 países que estabelece 23 metas globais de preservação da natureza a serem cumpridas até 2030.
Fontes: Terra, UOL e Agência Brasil.
Rússia lança ataques com drones a Kiev
Em 21 de outubro, autoridades da Ucrânia reportaram um ataque de drones russos à capital, Kiev, pela segunda noite consecutiva. Militares ucranianos afirmaram que as defesas aéreas do país derrubaram 59 dos 116 drones lançados durante a noite e, apesar de não ter atingido os alvos, os destroços danificaram prédios residenciais e feriram ao menos um civil. “O inimigo não reduz a intensidade dos ataques aéreos à Ucrânia”, disse Serhiy Popko, chefe da administração militar de Kiev, pelo Telegram.
Fontes: UOL e CNN Brasil.
Furacão Oscar chega a Cuba
O furacão Oscar, de categoria 1, atingiu o leste de Cuba em 20 de outubro, trazendo ventos fortes e chuvas intensas. O Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês), dos Estados Unidos, registrou ventos de 120 km/h. As autoridades suspenderam as aulas até 23 de outubro e recomendaram que apenas trabalhadores de setores essenciais saíssem de casa. Antes da passagem do furacão, os cubanos enfrentaram uma crise energética que deixou a ilha sem eletricidade por dois dias após uma falha na usina termelétrica Antonio Guiteras, a principal do país.
Fontes: CNN Brasil e O Globo.
Aeroporto da Nova Zelândia proíbe abraços por mais de três minutos
O Aeroporto Internacional de Dunedin, na Nova Zelândia, implantou uma regra para que os passageiros não demorem mais de três minutos se abraçando na área de desembarque. Daniel De Bono, presidente executivo do local, explica que a medida visa manter o fluxo, permitindo que outros viajantes também recebam abraços. Segundo ele, embora ninguém monitore o tempo, a insatisfação dos demais passageiros deve servir de aviso. Para despedidas mais longas, os viajantes podem ir ao estacionamento, onde a permanência de até 15 minutos é gratuita.
Fonte: O Dia, G1 e MSN.
Na Moldávia, eleições presidenciais e referendo que decide entrada do país na União Europeia
O primeiro turno das eleições presidenciais na Moldávia, país do Leste Europeu, foi realizado no dia 20 de outubro. De acordo com os resultados divulgados pela comissão eleitoral, Maia Sandu, atual presidente, disputará o segundo turno contra Alexandr Stoianoglo. Maia obteve 36% dos votos e Alexandr, 29%. No mesmo dia, houve um referendo, isto é, uma votação, para a população escolher se o país deve seguir com o processo de entrada na União Europeia (UE) — o “sim” para a adesão à UE venceu com uma margem de 11.500 votos.
Fontes: Folha de S.Paulo, Estadão, UOL e Euronews.
Parlamento alemão aprova novas políticas de imigração
O parlamento (assembleia composta por políticos que representam os cidadãos) da Alemanha aprovou, no dia 18, uma série de medidas que alteram as políticas do país em relação à imigração, ou seja, como a governo recebe estrangeiros e refugiados (pessoas que precisam sair do país de origem em razão de condições extremas, como guerras, tragédias climáticas ou cenários de desnutrição e violência). Chamada de “pacote de segurança”, a nova legislação inclui a exclusão de um auxílio financeiro antes concedido a refugiados e uma coleta de dados mais específica dessas pessoas pelo governo.
Fontes: Folha de S.Paulo e Le Monde.
Prabowo Subianto toma posse como presidente da Indonésia
Em 20 de outubro, Prabowo Subianto assumiu a presidência da Indonésia em uma cerimônia oficial realizada na sede do parlamento do país. Em seu discurso, o líder declarou que combaterá a corrupção e desenvolverá a Indonésia para se tornar uma nação autossuficiente. Atualmente, o país é considerado a terceira maior democracia do mundo. O presidente, aos 73 anos, já foi Ministro da Defesa da nação asiática e general na ditadura de Suharto (1967-1998). “Nós sempre temos de entender que uma nação livre é aquela onde as pessoas são livres”, declarou Subianto durante a posse.
Fontes: Folha de S.Paulo, UOL e The Economist.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.