afegão devem cobrir rosto 188
#pracegover: mulheres afegãs vestindo burcas brancas e azuis. Crédito de imagem: DAVID SACKS_GETTY IMAGES

O Ministério Para a Propagação da Virtude e Prevenção do Vício do Afeganistão anunciou, em 7 de maio, que todas as mulheres do país deverão cobrir a cabeça e o rosto. A indicação é de que seja usada, preferencialmente, uma burca.

No atual governo do Talibã, essa é a primeira vez em que são definidas punições para quem violar o código de vestimenta das mulheres. Se uma afegã for vista sem essa cobertura, seu guardião masculino (pai, marido ou irmão) será notificado. Na segunda vez, ele será intimado por funcionários do Talibã. Na terceira, ficará preso por três dias. A medida faz parte de uma série de restrições que o grupo tem imposto nos últimos meses — em 23 de março, por exemplo, o Talibã definiu que mulheres não poderiam viajar de avião sem a companhia de um homem da família.

O ato de cobrir a cabeça é adotado por algumas mulheres muçulmanas ao redor do mundo. De acordo com Francirosy Barbosa, antropóloga muçulmana e docente da Universidade de São Paulo (USP), o hijab não é apenas um pano para se cobrir, e sim uma conduta (um modo de se comportar). “Ele representa a modéstia e que a mulher é totalmente devota a Deus, então essa vestimenta surge muito para diferenciar as mulheres muçulmanas das não muçulmanas. É um sinal da fé e da religiosidade dessa pessoa”, explica. No entanto, isso não significa que as mulheres que não usam hijab sejam menos religiosas.

Já cobrir o rosto não é algo exigido pela lei islâmica. De acordo com Francirosy, o ato depende da interpretação que cada um tem dos ensinamentos religiosos e de questões culturais. “No Afeganistão, por exemplo, as mulheres que usam a burca a inventaram para circular na comunidade em que viviam, já que lá tinha muitos homens. Elas não queriam ser notadas, por serem mulheres mais tímidas e reservadas.” Para ela, o Talibã faz uma leitura literalista (ou seja, rigorosa) dos ensinamentos religiosos. “Essas leituras, obviamente, afetam as regras [impostas à população], porque a interpretação do grupo é muito mais rígida”, diz.

Qual é a diferença entre hijab e burca?

muçulmana com hijab 188
#pracegover: muçulmana vestindo hijab preto, calça jeans e camiseta branca sobreposta a uma manga longa preta. Crédito de imagem: PXHERE

A burca cobre todo o corpo da mulher, dos pés à cabeça, incluindo o rosto. Na área dos olhos, tem um tipo de tela para permitir a visão. Já o hijab é usado pelas muçulmanas para cobrir a cabeça e o pescoço, deixando o rosto descoberto.

O que é o Talibã?
Grupo de homens que estudam a religião islâmica e a interpretam de forma rigorosa. Eles usam uma maneira própria de entender a Sharia (lei islâmica) para governar. O talibã retomou o governo do Afeganistão em agosto de 2021, depois que tropas do exército dos Estados Unidos deixaram o país. Veja na edição 175 do Joca.

Fontes: CNN Brasil, Estadão, Folha de S.Paulo, G1 e Reuters.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 188 do jornal Joca.


Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Jessica Miranda

    9 meses atrás

    Muito legal esse jornal é o melhor

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido