Dois surfistas australianos criaram uma lixeira flutuante para tentar reduzir a quantidade de plástico que existe nos oceanos.

Os surfistas australianos Pete Ceglinski e Andrew Turton

Apelidado de “Seabin”, a invenção suga pedaços de plástico de diferentes tamanhos e pode ser esvaziada quando ficar cheia, já que possui uma bolsa de tela removível.

Alimentada por energia solar, a lixeira deve ser usada em portos e embarcadouros, onde o vento e as correntes marítimas aumentam o acúmulo de resíduos.

Com capacidade para coletar 1,5 quilo de lixo por dia, os surfistas estimam que, em um ano, a lixeira coletará aproximadamente 83 mil sacolas plásticas.

De acordo com Peter Ceiglinski, um dos inventores da Seabin, se várias lixeiras forem espalhadas pelos oceanos, o impacto pode ser significativo. A venda do Seabin deve ter início ainda este ano.

Mar de plástico
Estima-se que cinco milhões de toneladas de plástico sejam jogados aos mares todos os anos. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), o plástico representa 80% do lixo jogado nos oceanos. Nesse ritmo, em 2050, haverá mais plástico do que peixes nos mares.

O plástico solto no oceano pode estrangular e matar animais como tartarugas marinhas e golfinhos. Pedaços menores do resíduo podem ser engolidos por peixes.

Saiba mais sobre o plástico e o projeto Seabin.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Miguel Ferreira Veloso

    6 anos atrás

    Uma engenhoca muito boa,se tirarem 50 centavos daí,eles vão ficar ricos

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido