spacex-starship-divulgacao
A Starship aguarda para um voo de teste no Texas, Estados Unidos. Crédito de imagem: divulgação

A empresa SpaceX, do bilionário Elon Musk, divulgou novas imagens da nave Starship no dia 12 de novembro. A primeira viagem da nave ao espaço para testes na órbita terrestre está prevista para as próximas semanas, ainda sem data definida. O plano é que a Starship seja usada, ainda em 2023, para voar ao redor da Lua.

Nas fotos, a nave está na plataforma de lançamento da SpaceX, no Texas, Estados Unidos. De acordo com a empresa, estão sendo feitos diversos preparativos antes de a primeira decolagem acontecer.

No total, entre a cápsula (que vai transportar astronautas e carga) e um foguete (que fará a Starship sair da Terra), são aproximadamente 120 metros de altura.

Já houve outros voos para testes usando apenas a metade superior da nave. Eles começaram em 2019, e acidentes com explosões aconteceram em quatro ocasiões. A primeira vez em que um pouso bem-sucedido ocorreu durante testes foi em 2021. Até agora, as tentativas alcançaram 10 quilômetros de altura para verificar como seria o pouso da Starship.

Se, desta vez, a nave atingir a órbita da Terra com sucesso, este será um passo importante para uma futura missão lunar da SpaceX. Chamada de dearMoon, a missão tem como objetivo levar 11 pessoas para o espaço em 2023.

spacex-starship-Divulgacao-SpaceX
Crédito de imagem: divulgação

Além disso, o plano é de que a Starship seja a nave usada para o envio de astronautas para a Lua na missão Artemis 3, da Nasa (a agência espacial dos EUA), em seu programa para retomar viagens até o nosso satélite natural. Clique aqui para saber mais sobre as missões Artemis.

Quem é Elon Musk?

Nascido na África do Sul, ele foi considerado pela revista Forbes o homem mais rico do mundo. Musk está envolvido em diferentes negócios: é CEO (diretor executivo) da Tesla, empresa automotiva; fundador da SpaceX, fabricante de meios de transporte e tecnologias aeroespaciais (como naves); e fundou ou integra a direção das empresas The Boring Company, PayPal, Open AI, Neuralink e SolarCity. Mais recentemente, Musk ainda adquiriu a rede social Twitter.

Glossário

Órbita: é a trajetória de um astro em torno de outro, ou seja, girando em volta dele. A Lua está em órbita da Terra, e a Terra está em órbita do Sol.

Fontes: Folha de S.Paulo, G1, Olhar Digital e SpaceX.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido