A model of the Juno spacecraft is seen at a news briefing, held before Juno enters orbit around Jupiter, on Thursday, June 30, 2016 at the Jet Propulsion Laboratory (JPL) in Pasadena, CA. The Juno mission launched August 5, 2011 and will arrive at Jupiter July 4, 2016 to orbit the planet for 20 months and collect data on the planetary core, map the magnetic field, and measure the amount of water and ammonia in the atmosphere. Photo Credit: (NASA/Aubrey Gemignani)
Após uma missão arriscada e que demorou 5 anos, a sonda Juno entra na órbita de planeta mais antigo do Sistema Solar | Foto: Nasa

Depois de viajar quase cinco anos pelo Sistema Solar, a sonda espacial Juno ingressou na órbita de Júpiter na madrugada desta terça-feira.

O veículo da Nasa desligou seus motores e foi atraído pela gravidade do maior planeta do Sistema Solar.

Juno

A missão custou U$ 1,1 bilhão e tem como objetivo desvendar os mistérios de Júpiter, o rei do nosso sistema solar, o maior (planeta). A Nasa quer ver o que contém, como se formou, conhecer seus verdadeiros segredos.

Segredos de Júpiter

Júpiter é 11 vezes maior do que a Terra e tem 300 vezes a massa de nosso planeta. O planeta precisa de 12 anos terrestres para completar uma volta em torno do Sol, mas um dia em Júpiter é equivalente a apenas dez horas na Terra.

Os cientistas acreditam que Júpiter foi o primeiro planeta a se formar após o Sol, e eles esperam que isso dê pistas sobre a formação de outros planetas.

A missão visa descobrir se há um núcleo sólido ou se os gases simplesmente se comprimem em um estado mais denso no centro do planeta.

Também deve fazer novas descobertas sobre a Grande Mancha Vermelha – a tempestade colossal que já dura centenas de anos no planeta. Juno deverá esclarecer qual a profundidade desta tempestade.

Juno é apenas a segunda sonda a entrar na órbita de Júpiter. A sonda Galileo passou oito anos pesquisando o planeta e suas muitas luas. Mas, exceto por um veículo lançado de paraquedas na atmosfera de Júpiter, a Galileo não tinha as ferramentas que Juno tem para analisar o que acontece abaixo das nuvens do planeta.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • Fabiane Karina de Souza Negrão

    7 anos atrás

    entendemos tudo muito legal empolgante e divertido

  • Joca

    7 anos atrás

    Que legal, Fabiane, continue a ler para entender tuuuudo =)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido