Pegada de Neil Armstrong, primeiro homem a pisar na Lua. Crédito de imagem: Nasa/Getty Images

No dia 15 de janeiro, o Fundo Mundial de Monumentos (WMF, na sigla em inglês) anunciou que a Lua foi incluída, pela primeira vez, na lista de locais que estão ameaçados pela ação humana. A classificação foi criada inicialmente para evidenciar patrimônios culturais da humanidade que estavam sob algum risco de conservação; agora, com a entrada da Lua, a lista passou a abranger o universo.

De acordo com o órgão, embora as primeiras missões espaciais à Lua representem um grande marco na história da humanidade, o cenário atual mostra uma diversidade de operações que levam ao satélite natural equipamentos e vestígios da ação humana. Assim, para a instituição, a Lua se tornou vulnerável aos rastros deixados pelas viagens espaciais. 

Outro argumento do WMF afirma que as missões mais recentes poderiam apagar rastros históricos deixados em solo lunar nas primeiras vezes em que a Lua foi explorada. Além disso, missões como a Artemis, da Nasa (agência espacial dos Estados Unidos), pretendem testar novos tipos de equipamento e tecnologia para estudar o solo lunar, o que agrava as preocupações da entidade.

“Em decorrência da ausência de vento e água corrente, estes locais [históricos] de aterragem foram preservados em condições relativamente estáveis ​​ao longo de décadas sem intervenção. O recente ressurgimento do interesse na atividade humana na Lua, incluindo uma crescente indústria espacial comercial, dá as boas-vindas a uma nova era de exploração, ao mesmo tempo que apresenta novos riscos para a integridade dos locais de aterragem históricos. Visitas exploratórias e futuras missões de exploração lunar privada poderiam eventualmente comprometer essa herança cultural, removendo artefatos e apagando para sempre impressões e rastros icônicos da superfície da Lua”, afirma o documento. 

A atualização da lista para o ano de 2025 também incluiu outros lugares ao redor do mundo que estão expostos a situações como desastres naturais, conflitos armados e até mesmo excesso de turismo. Alguns deles são: Centro Histórico de Gaza (Palestina), Cidade Antiga de Antakya (Turquia) e Capela da Sorbonne (França). 


Fonte: World Monuments Fund.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido