Para ajudar pessoas que estão com problemas relacionados à saúde mental (como ansiedade ou depressão) durante a pandemia do novo coronavírus, o Instituto Vita Alere lançou, em 2020, o Mapa Saúde Mental, um site que reúne contatos e endereços para atendimento psicológico on-line e presencial gratuito.

O mapa virtual categoriza os atendimentos de acordo com o tipo de paciente. Pessoas que perderam parentes e amigos para a covid-19 podem encontrar profissionais da saúde especializados nesse tipo de situação, por exemplo. Idosos, gestantes e adolescentes também vão achar opções de atendimento personalizado.

A iniciativa chamou a atenção do Google, que está colaborando com a parte técnica do site. Entre os apoiadores do projeto também estão o Unicef (Fundo das Nações Unidas Para a Infância) e o Centro de Valorização da Vida (CVV), que atende pessoas com problemas relacionados à saúde mental.

O projeto ainda traz uma série de artigos educativos que explicam como saber quando buscar ajuda, identificar se alguém precisa de apoio psicológico e encontrar esse atendimento.

Quem estiver interessado precisa entrar no site mapasaudemental.com.br e clicar na opção que se encaixa ao seu quadro. Não é necessário fazer cadastro nem realizar pagamentos.

Fontes: Agência Brasil, Folha de S.Paulo e Mapa Saúde Mental.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 168 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido