Para ajudar pessoas que estão com problemas relacionados à saúde mental (como ansiedade ou depressão) durante a pandemia do novo coronavírus, o Instituto Vita Alere lançou, em 2020, o Mapa Saúde Mental, um site que reúne contatos e endereços para atendimento psicológico on-line e presencial gratuito.

O mapa virtual categoriza os atendimentos de acordo com o tipo de paciente. Pessoas que perderam parentes e amigos para a covid-19 podem encontrar profissionais da saúde especializados nesse tipo de situação, por exemplo. Idosos, gestantes e adolescentes também vão achar opções de atendimento personalizado.

A iniciativa chamou a atenção do Google, que está colaborando com a parte técnica do site. Entre os apoiadores do projeto também estão o Unicef (Fundo das Nações Unidas Para a Infância) e o Centro de Valorização da Vida (CVV), que atende pessoas com problemas relacionados à saúde mental.

O projeto ainda traz uma série de artigos educativos que explicam como saber quando buscar ajuda, identificar se alguém precisa de apoio psicológico e encontrar esse atendimento.

Quem estiver interessado precisa entrar no site mapasaudemental.com.br e clicar na opção que se encaixa ao seu quadro. Não é necessário fazer cadastro nem realizar pagamentos.

Fontes: Agência Brasil, Folha de S.Paulo e Mapa Saúde Mental.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 168 do jornal Joca.

Enquete

Há quanto tempo você é leitor do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email