Fuso, personagem dos Contos de Carlotas de setembro. Arte: Beatriz Lopes
Fuso, personagem dos Contos de Carlotas de setembro. Arte: Beatriz Lopes

Chegou a primeira sexta-feira do mês e, como você já sabe, é dia de Contos de Carlotas! Em setembro, a história revela os segredos de Fuso. Para ele, não existe hora certa para isso ou aquilo — a hora certa pode ser a qualquer momento!

Por Carla Douglass

Para eu te contar sobre o Fuso, preciso começar com a história do João. Ele é um relojoeiro, acha que é o guardador do tempo e tinha como maior preocupação manter os relógios todos em perfeito alinhamento num tique-taque sincronizado. Era o caos quando um relógio atrasava, o que raramente acontecia.

Até que um dia, ao abrir a relojoaria… Que horror! Cada relógio marcava um horário. João quase morreu de susto! Junto aos relógios, seu velho amigo Fuso tentava explicar o que estava acontecendo, mas João nada entendia, estava em estado de choque.

Fuso sempre trazia confusão. Para ele, não havia hora certa. Todo momento era a hora de fazer o que queria. Não existia hora certa para comer o almoço, ele almoçava quando tinha fome. Ele não tinha hora certa de ligar para alguém, ele ligava quando dava vontade de conversar.

Ah! Naquele dia o Fuso cismou de invadir a relojoaria do João para brincar com o tempo. Ele acabara de descobrir que o tempo é relativo, aprendera que a hora no Japão era diferente da hora no Paquistão ou no Gabão. Resolveu que ia ajustar cada um dos relógios do João para um canto distinto do mundo. Na visão do João, contudo, isso era um grande desajuste, uma confusão. Para o Fuso era tudo engraçado, um jeito como mostrar para seu amigo que o tempo é só uma percepção e a hora certa é qualquer hora.

*Este conto foi inspirado na criação da Cristiane e do Adalberto, participantes de uma Oficina de Empatia em Empresas. Eles foram convidados a criar um final alternativo para o texto da Fabiana Gutierrez que conta a história do João. Nós adoramos!

Para conhecer outros personagens que ilustram diálogos importantes, visite carlotas.org

Clique na imagem abaixo para imprimir.

Fuso, personagem dos Contos de Carlotas de setembro. Arte: Beatriz Lopes

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Caio Rafael bassani

    4 anos atrás

    Não existe

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido