interna_efemerides-2021

1) Aniversário de 90 anos do Cristo Redentor
Eleito, em 2007, uma das sete maravilhas do mundo moderno, o Cristo Redentor é um dos principais cartões-postais da cidade do Rio de Janeiro – e do Brasil. Trata-se de uma estátua que representa Jesus Cristo, situada no morro do Corcovado, inaugurada em 12 de outubro de 1931. Portanto, em 2021, completa 90 anos de existência. Na criação da obra, o Círculo Católico do Rio de Janeiro organizou um evento chamado Semana do Monumento, atraindo doações para construir a estátua. Em 2003, foram instaladas escadas rolantes, passarelas e elevadores para facilitar o acesso dos turistas.

Cristo-Redentor-Fernando-Maia-Riotur
Foto: Fernando Maia/Riotur, via Fotos Públicas

2) Olimpíada de Tóquio
A 32ª Olimpíada da era moderna está prevista para ser realizada em Tóquio, no Japão, entre os dias 23 de julho e 8 de agosto. Inicialmente, os jogos ocorreriam em 2020, mas foram adiados por causa da pandemia do novo coronavírus. Será a segunda vez que a capital japonesa sediará o evento – os jogos também aconteceram por lá em 1964. Novos esportes serão incorporados ao programa olímpico: escalada, karatê, softbol, skate e surfe. Logo depois, será realizada a 16ª edição dos Jogos Paralímpicos, nos quais competem atletas portadores de algum tipo de deficiência.

Cinco anos da primeira Olimpíada no Brasil: esta também será uma data lembrada no próximo ano. Em 2016, os Jogos Olímpicos tiveram como sede a cidade do Rio de Janeiro, entre 5 e 21 de agosto. O Brasil obteve o maior número medalhas em uma única edição: foram 19 no total, sendo sete de ouro, seis de prata e seis de bronze, superando o desempenho nos Jogos de Atlanta, em 1996. Foi também a primeira vez que houve uma delegação de atletas refugiados, que competiram sem representar um país específico.

3) 20 anos do 11 de Setembro
Em 11 de setembro de 2001, dois aviões colidiram propositadamente, em um ataque terrorista, com um conjunto de edifícios conhecido como Torres Gêmeas, situado no World Trade Center, em Nova York, nos Estados Unidos, deixando 2.996 mortos e 6.291 feridos. O atentado foi assumido pela Al-Qaeda, na época liderada por Osama Bin Laden, morto em 2011. Em 2021, o evento deve ser fortemente lembrado em seu marco de 20 anos.

O que são atentados terroristas? Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), são “atos criminosos pretendidos ou calculados para provocar um estado de terror no público em geral (…)”. Às vezes, são cometidos por radicais do islamismo. Apenas uma parcela muito pequena dos muçulmanos (praticantes do Islã) é radical e pratica esse tipo de ato. Exemplos de grupos extremistas: Estado Islâmico e Al-Qaeda.

4) 15 anos que Plutão deixou de ser um planeta
Atualmente, há oito planetas reconhecidos no Sistema Solar: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Há 15 anos, Plutão, descoberto em 1930, deixou de ser considerado um deles. Sua condição como planeta começou a ser questionada em 1992. Em 2006, a União Astronômica Internacional publicou uma nova classificação para os planetas, e Plutão não cumpriu todas as exigências, por isso passou a ser considerado um planeta anão.

Assista ao vídeo de Joquices, playlist do canal do Joca no YouTube, que comenta a história de Plutão:

5) 150 anos da Lei do Ventre Livre
Foi uma das leis que surgiram durante o processo de abolição da escravatura no Brasil: libertava as crianças nascidas de mulheres escravas a partir da assinatura do documento, em 28 de setembro de 1871.

Para saber mais sobre o período de escravidão e o racismo no Brasil, clique aqui e confira a seção “Coleção” da edição 152 do Joca.

6) 95 anos da rainha Elizabeth II
Nascida em Londres, Inglaterra, em 21 de abril de 1926, Elizabeth II se tornou rainha do Reino Unido e de outros 52 países (que formavam o reino na época) em 1952, aos 25 anos, depois da morte do pai, o rei Jorge VI. Ela é a monarca que está há mais tempo no poder na história britânica – em 2021, serão 69 anos de reinado. O recorde anterior era da tataravó de Elizabeth, a rainha Vitória, que ficou 63 anos e 216 dias no trono.

Rainha-Elizabeth-II-Fotos-Publicas
A rainha Elizabeth II em abril de 2020. Foto: Fotos Públicas

*Texto atualizado às 14h de 14 de janeiro de 2021 devido a um erro de informação. Diferentemente do que publicamos antes, houve outra Olimpíada em Tóquio, em 1964.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (7)

  • GAEL

    2 anos atrás

    LEGAL

  • EstelaBP

    2 anos atrás

    Adorei!

  • Arthur Rizzotti Merencio

    3 anos atrás

    Rainha Elizabeth II, a rainha eterna (O mesmo não pode se dizer de Phillip :( )

  • Muito bom

    3 anos atrás

    Muito bom

  • aliceribeiro

    3 anos atrás

    achei muito empolgante a reportagem de Plutão :}

  • bilugodoy

    3 anos atrás

    gostei muito♥︎

  • aliceribeiro

    3 anos atrás

    tambem gostei

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido