Os dados são do Monitor Global dos Serviços de Saúde
Por Larissa Mariano
De acordo com a pesquisa “Ipsos global health service monitor 2023” (Monitor Global dos Serviços de Saúde, em tradução livre), publicada pelo Instituto Ipsos em 10 de outubro, cerca de cinco a cada dez brasileiros consideram a saúde mental o principal problema relacionado ao bem-estar da população. Desde 2018, ano em que a empresa iniciou o levantamento, o número de brasileiros preocupados com o tema só aumentou.
A análise entrevistou 23.274 pessoas, de 31 países, sendo mil delas no Brasil. A saúde mental também se sobressaiu como maior preocupação na média global.
PARCELA DA POPULAÇÃO QUE CONSIDERA A SAÚDE MENTAL O PONTO MAIS CRÍTICO DO BEM-ESTAR
2018
Brasil – 18%
Mundo – 27%
2020
Brasil – 27%
Mundo – 26%
2021
Brasil – 40%
Mundo – 31%
2022
Brasil – 49%
Mundo – 36%
2023
Brasil – 52%
Mundo – 44%
Como identificar possíveis problemas de saúde mental?
Natércia M. Tiba Machado, psicóloga clínica e psicoterapeuta de casal e família, explica como reconhecer alguns alertas de que algo não vai bem em nossa saúde mental.
SINAIS PARA FICAR ATENTO:
– Emoções e sentimentos fortes a ponto de atrapalhar a concentração para realizar tarefas rotineiras, como prestar atenção à aula.
– Vontade muito forte de chorar, nem sempre por uma razão específica.
– Mudanças de humor que atrapalham o ritmo de seu dia.
– Perda de sono e apetite.
O QUE FAZER?
“Mesmo quando você ainda não identificar o que está sentindo, se estiver vivenciando algo que te faça sofrer de alguma maneira, é essencial conversar com um adulto de sua confiança. Assim, ele pode te ajudar a entender o que está acontecendo e procurar apoio profissional. O mais importante é falar, antes de tudo, com alguém em quem confie e se sinta seguro”, ressalta a psicóloga.
FONTES: CNN BRASIL, FOLHA DE S.PAULO, IPSOS E OMS.
Esta matéria foi originalmente publicada na edição 214 do jornal Joca.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.