Os escorpiões fêmeas geralmente dão cria a 20 filhotes por ano. Foto: Pixabay
Nas cidades, os escorpiões são atraídos pelas baratas, que ficam principalmente nos lixos. Foto: Roberto Machado Noa/LightRocket via Getty Images

Por Helena Rinaldi

São Paulo registrou o maior número de acidentes com escorpiões nos últimos 30 anos em 2018, de acordo com o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE). Foram registrados 30.707 casos e 13 mortes por acidente com esses animais no estado no ano passado, segundo dados divulgados pelo jornal O Estado de S. Paulo. Neste ano, até 27 de fevereiro, foram 4.025 casos e duas mortes.

A bióloga Denise Candido, do Laboratório de Artrópodes do Instituto Butantan explica que a falta de saneamento básico, que é o tratamento de esgoto, limpeza da cidade e controle de pragas, e a grande quantidade de lixo e entulho são as causas do problema. “Por conta do crescimento muito rápido e não planejado de São Paulo, a cidade tem problemas com a quantidade de lixo, o que atrai muitas baratas”, explica. “Como esses insetos são o principal alimento dos escorpiões, eles são muito atraídos para lugares assim.”

Outro problema é a existência de muito alimento e abrigo na cidade para esses animais, que gostam de se esconder em telhas, entulhos e no meio do lixo doméstico. É por isso que é mais comum encontrar escorpiões nas áreas urbanas do que nas rurais.

O calor também é um atrativo para eles. Como ultimamente as estações não estão mais tão bem definidas e o clima está quente em quase todas as épocas do ano, os escorpiões estão aparecendo ainda mais.

Outro fator que contribui para o número ter aumentado, segundo a bióloga, é que a maioria dos escorpiões-amarelos, a espécie mais comum em São Paulo, é formada por fêmeas, e elas não precisam de machos para dar cria. “Cada fêmea, sozinha, tem cerca de 20 crias por ano. Isso é muito ruim porque cada escorpião filhote dará cria quando tiver mais ou menos entre 10 meses e 12 meses, eles terão novos filhotes, e assim por diante”, explica.

Todo escorpião é venenoso

Segundo Denise Candido, todo escorpião tem veneno. A diferença é que a composição de alguns é mais prejudicial e pode até levar à morte. “O escorpião-amarelo e o escorpião-marrom são os mais perigosos. Enquanto o primeiro tem o corpo todo amarelo e a cabeça mais escura, o outro é marrom-avermelhado e tem pernas e braços mais claros e com manchas escuras”, explica. Outros muito presentes nas cidades são o escorpião-amarelo-do-nordeste e o escorpião-preto-da-amazônia.

Dicas para evitar a picada de um escorpião

A especialista também fala sobre as principais recomendações para não sofrer acidentes. Confira:

1- Nunca encoste em um animal que você não sabe o que é: é importante sempre chamar um adulto para ajudá-lo a identificar.

2- Evite matar escorpiões: ao avistar um escorpião, o mais indicado é se afastar do animal e chamar um adulto para contar sobre o que viu imediatamente. Lembre o adulto de nunca usar as mãos nem pisar no animal para matá-lo. É importante dar preferência para potes (apontando a boca do pote para o chão para prendê-lo) ou usar objetos que evitem seu contato com o animal. O escorpião não pica do nada, só quando se sente ameaçado.

3- Olhar a parte de dentro dos sapatos antes de calçar: é uma medida importante para evitar ser picado por um escorpião que se escondeu lá dentro.

4- Checar roupas penduradas atrás da porta antes de se vestir: como eles gostam de madeira, é sempre bom ter cuidado com as portas desse material.

5- Checar bancos de madeira antes de se sentar.

Fontes: Agência Brasil e Estadão.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (7)

  • 7 meses atrás

    legal

  • Escola Municipal Thereza Favali Pocay

    5 anos atrás

    interesante

  • carolina

    5 anos atrás

    Oi ? Rafa , é a Catherine quarto B eu também achei perigoso e assustador ao mesmo tempo ❗️❗️

  • carolina

    5 anos atrás

    Meu deus que loucura ?

  • Maria Eduarda Copede Carignato

    5 anos atrás

    que perigo

  • Rafaela Costa

    5 anos atrás

    achei perigoso e assustador ao mesmo tempo.

  • Aluno Vital Brazil 2B

    5 anos atrás

    qui loco iso

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido