A prefeitura de São Paulo anunciou nesta terça-feira, 24 de outubro, que vai aumentar o número de Unidades Básicas de Saúde (UBS) a fim de disponibilizar a vacina contra febre amarela a 2,5 milhões de pessoas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as unidades que irão disponibilizar a imunização serão ampliadas de quatro para 33 a partir desta quarta-feira, dia 25.

A decisão de ampliar os postos que irão oferecer a vacina ocorreu após a confirmação de que um macaco do tipo bugio, vítima da doença,  foi encontrado morto no Horto Florestal, na Serra da Cantareira, zona norte de São Paulo.

O governo de São Paulo ainda investiga se outros dois macacos, também encontrados mortos, tinham a doença.

Por enquanto, terão prioridade para a vacinação as pessoas que moram a 500 metros do Horto Florestal já que o mosquito não consegue voar para longas distâncias.

Na primeira fase, a vacina é indicada para crianças a partir dos nove meses de idade que residam próximo ao Horto e à Cantareira. Na segunda fase, o plano é aumentar para um raio de 1000 metros, e a terceira fase só será definida após nova avaliação epidemiológica.

Não podem tomar a vacina mulheres grávidas ou que amamentem crianças com até seis meses, e pessoas em tratamento quimioterápico e radioterápico. Em caso de dúvida, consulte um médico.

Febre amarela
A febre amarela é uma doença infecciosa causada por um vírus transmitido por mosquitos. Segundo estudos, o vírus surgiu na África há aproximadamente três mil anos e chegou ao Brasil nos navios que traziam escravos.

Existem dois tipos de febre amarela: a silvestre e a urbana. A silvestre ataca os macacos. Esses animais funcionam como hospedeiros do vírus, que é transmitido pela picada dos mosquitos Haemagogus e Sabethes.

A forma urbana é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue, a chikungunya e a zika.  A transmissão ocorre quando o mosquito pica uma pessoa doente e depois ataca uma pessoa saudável que não foi vacinada.

Desde 1942 não havia sido registrado nenhum caso de febra amarela urbana no Brasil. Todos os casos, desde então, foram atribuídos a picadas de mosquitos silvestres, em locais próximos à matas.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (3)

  • Matheus Lessa Fachini

    6 anos atrás

    que bom que a presidência esta tomando conta disso para não ter mais a multidão que havia nos postos de saúde publico e particular

  • yana lara santos de oliveira

    6 anos atrás

    Achei muito legal essa noticia.Quando tomei a vacina da febre amarela eu chorei.kkkkk

  • Jornal Joca

    6 anos atrás

    Poxa, Yana, chorou mas você sabe que foi para o seu bem, né? Obrigado por ler o Joca!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido