Foto: reprodução/instagram

O BioParque do Rio de Janeiro anunciou o nascimento de um filhote fêmea de macaco-aranha-da-cara-preta (Ateles chamek), espécie ameaçada de extinção. Este é o primeiro nascimento da espécie em zoológico no mundo. 

A pequena primata nasceu em 25 de setembro de 2024, por parto natural. No entanto, a notícia foi divulgada apenas agora, após a equipe do BioParque confirmar seu desenvolvimento saudável.

De acordo com o local, a filhote pesa cerca de um quilo e já demonstra comportamentos típicos da espécie, como curiosidade, agilidade e forte interação com a mãe e os demais membros do grupo. Além disso, ela já está experimentando folhas e frutos, o que sinaliza um desenvolvimento precoce para a idade que tem.

Os visitantes já podem ver a nova moradora na Ilha dos Primatas, onde é possível observar a interação da macaca com outros animais e o ambiente ao redor.

Nome será decidido pelo público

O filhote ainda não tem nome, e o público poderá participar dessa decisão. O BioParque abriu uma votação para escolher entre cinco opções selecionadas pela equipe:

  • Bebel
  • Amora
  • Moara
  • Fátima
  • Vani

A votação estará aberta até as 14h de 21 de março. Para participar, clique aqui

Espécie está ameaçada de extinção

O macaco-aranha-da-cara-preta é classificado como espécie ameaçada pela União Internacional Para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês).  Além do Brasil, onde habita a Amazônia nos estados do Acre, Mato Grosso, Rondônia, Amazonas e Pará, ele pode ser encontrado na Bolívia e no Peru.

A caça ilegal e a destruição do habitat do primata são as principais ameaças à sobrevivência da espécie.

Fontes: G1 e O Dia,

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido