Seja na vida de pais de primeira viagem ou até mesmo na dos mais experientes, saber conciliar a criação dos filhos com o trabalho (e outras responsabilidades) é sempre um desafio.

É necessário traçar estratégias para não deixar que o tempo dedicado a eles fique em segundo plano. Para isso, nada melhor do que começar saindo do piloto automático para refletir sobre a melhor maneira de aproveitar cada minuto ao lado deles. Afinal, é o desenvolvimento dos seus filhos e o relacionamento com eles que está em jogo.

Se você não aproveita o presente para curtir a sua companhia, não apenas eles vão perceber isso como, à medida em que ficarem mais velhos, vão adquirir outros interesses e se distanciar, tornando esse contato cada vez mais raro.

Para evitar que isso aconteça e utilizar as melhores abordagens para encontrar o equilíbrio adequado entre sua vida profissional e a criação dos filhos, que tal conferir as nossas dicas? Continue lendo o artigo para ficar por dentro delas!

Mantenha o pensamento focado naquilo que está fazendo

Quando estiver no trabalho, concentre-se em cumprir com as suas tarefas (principalmente nas horas em que precisa produzir resultados) e evite ocupar seus pensamentos com outras preocupações não relacionadas ao ambiente em que está. Da mesma forma, quando estiver em casa, aproveitando a companhia dos seus filhos, afaste da sua mente aquele e-mail que você acabou de enviar ou a resposta que está para receber e direcione toda a sua atenção a eles.

Isso inclui deixar a tecnologia de lado e desligar-se do seu computador, smartphone e até mesmo a televisão, enquanto você faz dos seus filhos a prioridade que deve orientar seus pensamentos e dedicação no tempo em que planejou passar com eles.

Saiba dividir a responsabilidade com o seu parceiro

A criação dos filhos é uma tarefa que exige que os pais saibam adequar suas agendas de compromissos para que ambos assumam a responsabilidade em diferentes momentos do dia, sem que isso sobrecarregue ou distancie um dos dois. Dito isso, planeje com o seu parceiro como os dois podem fazer para conciliar melhor seu tempo livre antes e depois do trabalho, assim garantindo que seus filhos sempre tenham a companhia e atenção de pelo menos um dos dois.

Além disso, conversem constantemente para saber o que um pode fazer para facilitar a vida do outro, como levar ou buscar as crianças na escola, fazer os afazeres domésticos, entre outras tarefas do dia a dia que também podem ser divididas para que sobre mais tempo para os filhos.

Faça dos compromissos dos seus filhos uma prioridade

Seus filhos participam de atividades esportivas, culturais ou possuem outros compromissos escolares em que os pais podem estar presentes? Não pense duas vezes antes de registrá-los em sua agenda e manter-se sempre a par de datas que são importantes para eles.

Hoje, inclusive, com um bom uso da tecnologia, como é o caso de aplicativos de notas e calendários nativos presentes em smartphones, esquecer-se de um compromisso importante é algo que ficou no passado.

Portanto, use esses recursos a seu favor, e claro, sem abrir mão do velho e bom calendário e lembretes fixados em pontos estratégicos da casa. Adotar essa prática tradicional não apenas evita que você esqueça ou não se prepare adequadamente aos eventos, como também mostra aos seus filhos o quanto você se preocupa em participar da vida deles.

Torne seu horário de trabalho um compromisso flexível

Se possível, considere flexibilizar o horário de trabalho em sua agenda, negociando com o seu chefe para ajustá-lo de acordo com as suas necessidades. Se a natureza do seu trabalho já não estiver ligada diretamente à exigência de ter que cumprir uma jornada de trabalho na empresa, organize-se para cumprir com todas as suas obrigações em horários que possam te permitir a execução de atividades relacionadas aos filhos.

Se você pode, por exemplo, reproduzir em casa as mesmas condições, tendo à disposição as ferramentas necessárias para produzir tanto quanto na empresa, fale com o seu superior a respeito e argumente sobre os benefícios que isso pode trazer para ambas as partes. Afinal, se para você isso pode representar maior produtividade e economia de tempo, para a empresa também não deixa de ser uma vantagem, começando pelo menor uso de recursos, como energia elétrica e telefone.

Simplifique a rotina e tenha mais tempo para a criação dos filhos

Ao acordar, já pensando na lista de compromissos que você tem para cumprir ao longo do dia, você já parou para se perguntar quantos precisam ser obrigatoriamente realizados até o final dele? Nem todos, não?

A dica, portanto, é estabelecer prioridades na sua lista de tarefas, organizando-as em duas categorias: as que precisam da sua atenção (e não podem ser adiadas) e aquelas cuja realização é opcional, ou seja, podem ser feitas em qualquer outro dia da semana ou até mesmo simplificadas para não tomar tanto do seu tempo.

Aliado a isso, convide seus filhos para que participem de atividades em que eles podem ajudar, como preparar a mesa para as refeições, arrumar a própria cama, escolher a roupa que vão usar para ir à escola, entre outras. Assim, você evita a frustração por tentar ser multitarefa e esgotar-se na tentativa de cumprir metas irreais, expondo-se menos ao estresse ou ao sentimento de culpa por não ter dedicado tempo suficiente para os seus filhos enquanto tentava dar conta de tudo ao mesmo tempo.

Não se esqueça: isso também inclui sua vida profissional. Logo, pense bem antes de assumir compromissos que exijam mais do que você pode sacrificar para dar conta deles.

Tenha em mente que a qualidade supera a quantidade

Por fim, principalmente por ser um sentimento que afeta muitos pais que inevitavelmente se culpam por não ter mais tempo para os filhos, tenha em mente que a qualidade deve sempre vir antes da quantidade. Isso significa que não adianta você passar horas ao lado dos seus filhos se não der atenção a eles ou simplesmente perder esse tempo com atividades como assistir à televisão, por exemplo.

Ou seja, preocupe-se para que as horas ou minutos que você tem disponíveis para eles sejam traduzidas em qualidade, engajando-se em atividades como jogos de tabuleiro, um piquenique ou uma ida ao parque para brincar com eles, além de mostrar interesse por aquilo que eles gostam de fazer.

Assim, até mesmo pequenos intervalos de tempo, que podem parecer pouco em termos de quantidade, se tornam capazes de fortalecer seus laços com os filhos, gerando lembranças significativas para a família inteira.

Agora que você já conheceu as nossas dicas para conciliar a criação dos filhos com o trabalho, que tal nos contar o que achou delas? Conte-nos aqui na caixa de comentários e compartilhe também as estratégias que você utiliza no seu dia a dia para dar conta da tarefa!

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido