O público-alvo da medida inclui empregados rurais, domésticos e trabalhadores de pequenas e médias empresas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, em 12 de março, uma medida provisória (MP) que cria linha de crédito consignado para trabalhadores com carteira assinada no setor privado. O objetivo é deixar o crédito mais barato e estimular a economia.
O crédito consignado, também conhecido como empréstimo consignado, é um tipo de empréstimo de dinheiro em que o valor das parcelas é descontado automaticamente antes mesmo de o salário ser depositado na conta bancária. Antes da mudança, nem todos os trabalhadores tinham acesso a esse modelo de empréstimo.
O novo crédito consignado foi batizado de Crédito do Trabalhador. A expectativa é de que a medida beneficie cerca de 40 milhões de pessoas, incluindo empregados rurais, domésticos e trabalhadores de pequenas e médias empresas.
A liberação do novo modelo começa em 21 de março, em etapas, com algumas restrições do início. Os pedidos poderão ser feitos por meio da Carteira de Trabalho Digital. Os trabalhadores terão a possibilidade de comparar as taxas oferecidas pelos bancos, enquanto as instituições financeiras poderão consultar dados empregatícios para avaliar os riscos.
Fontes: Banco do Brasil, G1 e O Globo
Glossário
Medida provisória: também conhecida pela sigla MP, é um ato do presidente da República que tem efeito imediato, funcionando como uma lei sem a necessidade de passar pela análise do Poder Legislativo. No entanto, ela possui um prazo de validade e cabe ao Legislativo decidir posteriormente se a medida deve se tornar uma lei permanente.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.