No fim de outubro, cientistas do Centro de Estudos Andinos, da Universidade de Varsóvia, na Polônia, e da Universidade Católica de Santa Maria, no Peru, divulgaram a reconstrução do rosto de uma das múmias mais famosas do mundo.

O trabalho usou tecnologia de reconstrução facial tridimensional e levou cerca de 400 horas, em estudos de DNA, tomografias e outras pesquisas que indicassem como poderia ser a face. A equipe ainda teve a colaboração de Oscar Nilsson, arqueólogo e escultor sueco.

Juanita, como ficou conhecida a múmia, foi encontrada em 1995, congelada no topo do monte Ampato, no Peru, a cerca de 6.300 metros acima do nível do mar. Ela estava acompanhada de 37 objetos de cerâmica decorados. De acordo com pesquisadores, trata-se de uma jovem que viveu há mais de 500 anos, no período do Império Inca, e morreu por volta dos 14 anos. A descoberta de Juanita foi considerada histórica por ser uma das múmias em melhor estado já encontrada.

Foi a partir da análise de Juanita que cientistas comprovaram algumas teorias sobre as civilizações que habitaram a América do Sul há centenas de anos. Por exemplo, que os primeiros moradores do continente americano vieram da Ásia.

#pracegover: imagem de como seria Juniata mostra uma mulher de cabelos pretos. Ela veste roupa branca e uma espécie de chapéu vermelho com detalhes em amarelo na cabeça. Crédito de imagem: reprodução

Quem foram os incas?

O Império Inca dominou uma área de cerca de 4 mil quilômetros, equivalente ao norte do Equador até o centro do Chile, até a chegada dos europeus ao continente americano. O povo inca tinha um sistema matemático desenvolvido, além de práticas agrícolas e arquitetura avançadas. Os incas se originaram como uma tribo indígena espalhada pela Cordilheira dos Andes e atingiram o auge nos séculos 15 e 16.

Glossário

DNA: molécula que carrega as informações genéticas de um organismo, como cor dos olhos e altura.

FONTES: AVENTURAS NA HISTÓRIA, BBC, CNN BRASIL, EURONEWS CULTURE, G1, MUNDO EDUCAÇÃO, MUNDO ESTRANHO E UOL.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido