Atualmente, o país governa sob as leis do islamismo, principal religião da nação. Foto: Getty Images/Sir Francis Canker

Neste ano, comemora-se no Irã o aniversário de 44 anos da Revolução Iraniana, ou Revolução Islâmica, que aconteceu em 1979 e transformou a nação em uma república islâmica, dando fim ao antigo regime monarquista. A revolução fez com que o Irã deixasse de ser comandado por um xá, o equivalente a um rei.

Como república, o país tem seu líder escolhido pelos próprios cidadãos. No caso do Irã, como foi instaurada uma república islâmica, o islamismo (principal religião da nação) também passou a exercer influência direta nas decisões políticas do país. Entretanto, desde setembro de 2022, o Irã enfrenta uma das mais fortes ondas de protestos da história da nação. As manifestações começaram após a morte da jovem Mahsa Amini, que foi detida pela polícia da moralidade por não estar usando “vestimentas adequadas”.

Durante as comemorações do aniversário de 44 anos da Revolução Iraniana, opositores interromperam brevemente o discurso televisionado de Ebrahim Raisi, atual presidente do Irã, por intermédio de hackers que conseguiram exibir o símbolo de um grupo antigoverno na transmissão.

Saiba mais sobre a onda de protestos no Irã

A Revolução Iraniana 

A revolução ocorreu em consequência da insatisfação dos iranianos com o governo do xá Mohammad Reza Pahlevi, que comandava o Irã desde 1941. Mohammad tinha forte aproximação política com o Ocidente, principalmente com os Estados Unidos, e essa relação foi vista pela população iraniana como uma contradição aos princípios religiosos e culturais do país. Além disso, entre as principais queixas contra o governo de Reza Pahlevi, estava a enorme desigualdade social e críticas ao autoritarismo e às medidas econômicas impostas por ele.

Os conflitos da oposição ao governo se agravaram cada vez mais, com o xá tendo de buscar exílio fora do país. Assim, após um referendo nacional (votação popular em que o povo ajuda na tomada de decisões) no dia 1º de abril de 1979, o país se tornou uma república islâmica e o líder religioso Ruhollah Khomeini assumiu o poder. 

Anualmente, em 11 de fevereiro é comemorado o aniversário da Revolução Iraniana. No entanto, vale ressaltar que, com a tomada de poder de Ruhollah Khomeini, em 1979, o Irã passou a impor rigorosas leis religiosas e forte repreensão a qualquer descumprimento das regras do islamismo, medidas bastante diferentes dos pedidos de liberdade e igualdade que fizeram com que a revolução de 1979 acontecesse. 

Glossário:

Exílio: ocorre quando uma pessoa é obrigada a sair de uma nação ou Estado sem poder de escolha em virtude, principalmente, de razões políticas.

Fontes: UOL, Globo, InfoEscola e Brasil Escola

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido