Crédito da imagem: reprodução de vídeo/ Al Jazeera

Mais de 5 mil pessoas estão desaparecidas na República do Congo, no continente africano, após uma enchente causada por fortes chuvas que aconteceram no leste do país durante a primeira semana de maio. Até agora, foram confirmadas mais de 400 mortes, segundo balanço das autoridades locais. 

Com as chuvas, vilarejos sofreram deslizamentos de terra, o que dificulta a busca por desaparecidos. Segundo Thomas Bakenga, governador de Kalehe, território da província de Kivu do Sul em que os vilarejos foram mais atingidos, cerca de 5.525 pessoas ainda não foram encontradas após a enchente. 

Além disso, os sobreviventes do desastre natural estão sofrendo com a falta de suprimentos e recursos básicos. Segundo trabalhadores da Cruz Vermelha, são mais de 8.800 moradores afetados pela enchente, que destruiu edifícios, casas e plantações. Também há cerca de 150 feridos que precisam de ajuda médica, segundo reportagem do jornal The Guardian

No dia 9, o governo enviou uma delegação para ajudar nos locais com os maiores deslizamentos. Sem ter para onde ir, os sobreviventes sofrem com a superlotação dos hospitais e falta de comunicação.

As inundações são consideradas o maior desastre natural recente do continente africano. António Guterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas, declarou que o ocorrido é mais uma consequência das mudanças climáticas provocadas por ações do homem.

Além dos fatores ambientais, líderes comunitários da República do Congo ressaltaram em comunicados oficiais como o país não dispõe de estrutura urbana adequada para lidar com casos como esse. 

Fontes: G1, Jornal Nacional, UOL, CNN e The Guardian. 

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Alexandre Almeida

    10 meses atrás

    a gente poderia cuidar mais do meio ambiente

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido