Os franceses levaram a taça pela segunda vez na História, vencendo da Croácia na grande final.

A Copa desse ano deixou vários marcos históricos. Além de ter sido a primeira vez em que o Mundial aconteceu na Rússia, alguns recordes foram batidos e novidades surgiram. Confira abaixo os principais destaques da Copa do Mundo de 2018:

Árbitro de vídeo

O assistente de vídeo foi elogiado por alguns e criticado por outros. Foto: Divulgação.

A Copa da Rússia marcou a estreia do árbitro de vídeo, também conhecido como VAR (video assistant referee). Usado para analisar lances polêmicos, o recurso foi usado em várias partidas do mundial.

Para a Federação Internacional de Futebol (FIFA), o uso da tecnologia foi um sucesso. O presidente da entidade, Gianni Infantino, disse que o VAR representa um grande avanço na história da modalidade. “O VAR está tornando o futebol mais honesto e transparente e ajudando os árbitros a tomarem as decisões certas”, afirmou em uma coletiva de imprensa.

O recurso, no entanto, também provocou polêmicas. Na partida entre Brasil e Suíça, por exemplo, o brasileiro Miranda teria sofrido uma falta dentro da área adversária, deixando o suíço Zuber livre para cabecear e marcar o gol da Suíça.

Na ocasião, muitos brasileiros pediram que o juiz olhasse o vídeo para verificar se o gol tinha sido válido. O árbitro, no entanto, preferiu seguir o jogo.

Maior número de pênaltis

Nenhuma Copa teve tantos pênaltis marcados quando o mundial da Rússia. Ao todo, foram 29 penalidades, sendo que 22 delas foram convertidas em gols. O número alto se deve ao árbitro de vídeo, que ajudou a analisar lances polêmicos.

Cartão amarelo mais rápido da História

Na partida entre México e Suécia, o jogador mexicano Jesus Gallardo levou um cartão amarelo aos 13 segundos do primeiro tempo. Antes, a marca pertencia ao russo Sergei Gorlukovic. Em 1994, na partida entre Rússia e Suécia, ele foi advertido aos 55 segundos.

Maior número de gols contra

A Copa da Rússia teve um total de 12 gols contra. O recorde anterior era do mundial de 1998, quando foram marcados seis gols contra, ou seja, metade em relação a este ano.

Mbappé

O jogador francês Mbappé, de 19 anos, é o mais novo desde Pelé a fazer dois gols na fase eliminatória. Nas oitavas de final, o jovem ajudou a seleção francesa a bater a Argentina por 4 a 3.

Além disso, Mbappé é um dos poucos jogadores que disputaram uma final de Copa do Mundo com menos de 20 anos. Os únicos que já conseguiram esse feito foram Pelé, que aos 17 anos venceu a Copa de 1958, e o italiano Bergomi, que tinha 18 anos quando venceu o mundial de 1982.

Mbappé abraçando Emmanuel Macron, presidente da França, após ganhar o titulo de Jogador Revelação do Mundial desse ano.

Cristiano Ronaldo

O craque de 33 anos marcou três gols na partida contra a Espanha. O feito fez com que ele se tornasse o jogador mais velho a marcar três gols em um jogo de Copa do Mundo.

Didier Deschamps

O técnico da França entrou para a lista dos jogadores que foram campeões do mundo como treinadores e como jogadores. Em 1998, ele ajudou a seleção francesa a conquistar o primeiro e, agora, em 2018, conduziu o time ao bicampeonato.

Os únicos que atingiram essa marca foram o brasileiro Zagallo, que foi campeão como jogador em 1958 e 1962 e, em 1970, como técnico. Beckenbauer ganhou como atleta em 1974 e em 1990 como treinador.

Cristiano Ronaldo ajudando Cavani

No jogo entre Uruguai e Portugal, o astro do time uruguaio, Cavani, se machucou e começou a mancar. Vendo a cena, o atacante português Cristiano Ronaldo se solidarizou com o jogador e resolveu ajudá-lo a deixar o campo.

Panamá comemorando o primeiro gol do país na história do torneio

A partida entre Inglaterra e Panamá terminou em 6 a 1. Mas isso não impediu os panamenhos de comemorar muito o primeiro gol feito pelo país em Copas do Mundo. Participando pela primeira vez do torneio, o Panamá surpreendeu pela animação da torcida, que não se deixou abalar nem um pouco pela goleada.

Torcidas Japão e Senegal limpando o estádio

Após o término da partida entre Senegal e Polônia, torcedores senegaleses foram vistos recolhendo o lixo deixado nas arquibancadas do estádio Spartak, em Moscou. Assim como eles, os japoneses também deram a sua contribuição às equipes de limpeza do evento. Na partida entre Japão e Colômbia, os torcedores usaram sacos de lixo para tirar os resíduos deixados por outros torcedores. Em 2014, na Copa do Brasil, os japoneses também recolheram o lixo dos estádios brasileiros.

Jogador da Bélgica chutando a bola na cara

O jogador belga Michy Batshuayi foi o responsável por um dos momentos mais engraçados do mundial. Na partida entre a Bélgica e Inglaterra, o atacante comemorou o gol belga chutando a bola na trave. O que ele não esperava é que a bola fosse voltar e bater bem na sua cara.

Tite caindo

Não foi só o choro de Neymar que marcou a partida contra a Costa Rica. Ao comemorar o primeiro gol do Brasil, levou um esbarrão do goleiro reserva Ederson e caiu no chão.

Como não poderia deixar de ser, a queda rendeu vários memes na internet.

O momento da queda de Tite em plena comemoração do gol da brasileiro.

 

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (3)

  • EE Professora Adalgiza Segurado da Silveira

    4 anos atrás

    miguel e enzo e o golaco do neymar que o douglas costa tocou pra ele e ele chorou

  • vitorgomesc

    2 anos atrás

    lembro

  • Alexandre

    5 anos atrás

    foi muito engreçado tite caindo

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido