A fumaça tóxica e outras consequências das queimadas são responsáveis pela internação de mais de 47 mil pessoas em hospitais no Brasil todos os anos. A conclusão é de uma pesquisa publicada em 8 de setembro na revista científica The Lancet Planetary Health.

Os pesquisadores da Universidade Monash, de Melbourne, Austrália, avaliaram o efeito do contato diário com partículas de poluição causadas por incêndios na saúde da população brasileira. Foram analisados dados de 2000 a 2015. De acordo com um comunicado sobre a pesquisa, as hospitalizações são “particularmente altas em crianças de 4 anos ou menos, em crianças de 5 a 9 anos e pessoas com 80 anos ou mais”.

A seguir, confira notícias recentes sobre queimadas e secas pelo país.

Brasil tem pior seca em 91 anos, diz Governo Federal
A informação vem de dados do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), ligado ao governo federal. A situação afeta principalmente cinco estados da bacia do Rio Paraná: São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná. Neste ano, as secas voltaram a resultar em queimadas nos biomas Cerrado e Pantanal, especialmente em Goiás e no Mato Grosso do Sul.

Rio Paraná está em situação crítica por causa da seca
O segundo rio mais longo da América do Sul, depois do Amazonas, está apresentando trechos secos ao longo do seu curso. Em junho, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) declarou situação crítica de escassez dos recursos hídricos da Região Hidrográfica do Paraná até 30 de novembro. O objetivo é facilitar ações para evitar que a seca do rio piore. Com mais de 4 mil quilômetros de extensão, o Paraná nasce no Sudeste do Brasil, passa pelo Paraguai e pela Argentina. Por ele são transportados produtos entre esses países, além de o rio ser fonte de água doce, pesca e eletricidade.

Cerrado tem maior número de focos de incêndio desde 2012
De 1º janeiro a 31 de agosto, o Cerrado teve a maior quantidade de pontos de fogo para esse período desde 2012. Foram 31.566 neste ano, contra 40.567 no mesmo período em 2012, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Em 2020, o número foi de 24.205.

#pracegover: vegetação do Pantanal em chamas. Crédito de imagem: GettyImages

Fogo no Pantanal é maior do que a média histórica
A área atingida pelo fogo no Pantanal em 2021 é maior do que a média histórica da região. Até 24 de agosto, foram consumidos pelo fogo 556 mil hectares, segundo o Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (Lasa), ligado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A média histórica para o mesmo período é quase a metade disso: 264 mil hectares. Ainda assim, a situação está distante da extensão de área queimada no ano passado, que foi de 1.391.475 de hectares (correspondente a dez cidades de São Paulo). Pesquisadores, no entanto, alertam que os números devem aumentar em outubro.

Glossário
Hectare:
área equivalente à de um campo de futebol.

Fontes: ANA, Folha de S.Paulo, G1, Ministério de Minas e Energia, R7, Rádio Senado e TecMundo.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 177 do jornal Joca

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (8)

  • Helena Grellet

    2 anos atrás

    que chato ter tudo destruido

  • Ⓜ︎Ⓐ︎Ⓝ︎Ⓤ︎Ⓔ︎Ⓛ︎Ⓐ︎ Ⓜ︎Ⓐ︎Ⓡ︎Ⓠ︎Ⓤ︎Ⓔ︎Ⓢ︎ Ⓟ︎Ⓘ︎Ⓥ︎Ⓔ︎Ⓣ︎Ⓣ︎Ⓐ︎

    2 anos atrás

    cotadinhos 𓆉︎𓃟𓃠𓀬𓆈𓃗

  • Cadu Neulaender

    2 anos atrás

    Muito triste...animais morendo....Colegio Magno

  • FRANCISCO CORBELLINI SAAVEDRA

    2 anos atrás

    PORQUE O SER VIVO FAZ ISSO

  • vmazeron@a.colegiomagno.com.br

    2 anos atrás

    Mt triste

  • Gabi Chain

    2 anos atrás

    Que triste,☹

  • aluno.oliviamikalauskas@colegiomagister.com.br

    2 anos atrás

    Isso É muuuuuitoooooooooo triste vê queimando as árvores e principalmente os animais coitados que triste.

  • aluno.isabellamassaoka@colegiomagister.com.br

    2 anos atrás

    Estou muito triste com todas essas queimadas, o que podemos fazer para parar com as queimadas?... Isso dói muito ver a natureza se queimar e os animais morrer :(

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido