Cerca de 87% dos estudantes do planeja não podem ir para escolas ou universidades por causa da pandemia do novo coronavírus. Segundo a Organização das Nações Unidas Para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em mais de 180 países houve fechamento total de instituições de ensino, enquanto em diversas outras nações elas estão funcionando parcialmente (dados de 30 de março).

“A situação atual impõe imensos desafios para os países, que precisam oferecer estratégias para todas as crianças e jovens continuarem aprendendo [mesmo não indo para a aula]”, disse a diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay.

Para ajudar estudantes e educadores a enfrentar este momento de crise, a organização oferecerá palestras e conferências online com representantes de diferentes países.

A ideia é que eles compartilhem experiências com os usuários sobre o que estão fazendo em seu território diante do fechamento das instituições de ensino.

Estudantes-Sem-Escolas-Coronavirus-Edicao-146
#pracegover: a imagem mostra um garoto, de blusa vermelha, estudando na mesa de casa, com cadernos e livros. Ao lado dele, uma mulher, usando blusa azul. Foto: Getty Images.

Consequências
A Unesco fez uma lista dos impactos que o fechamento das escolas pode trazer para a vida dos estudantes. Confira alguns pontos:

Falta de acesso à educação a distância
Muitas crianças e jovens não dispõem de aparelhos tecnológicos ou conexão com internet em casa. Por isso, não podem acompanhar aulas on-line e acabam tendo menos ferramentas para estudar.

Nutrição
Muitos estudantes dependem das refeições oferecidas em escolas e universidades. Sem elas, correm o risco de não ter uma alimentação completa.

Crianças sozinhas
Alguns pais precisam trabalhar e, por não ter a ajuda de outras pessoas para cuidar dos filhos, acabam deixando as crianças sozinhas em casa, o que pode ser perigoso.

Fonte: Unesco.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 146 do Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (4)

  • helena

    3 anos atrás

    OI GENTE CUIDADO COM O COVIDE 19

  • helena

    3 anos atrás

    cuidado com o covide 19

  • Rafael Tararam

    4 anos atrás

    é muito perigoso deixar uma criança de 5 anos sozinha em casa com a doença do covid 19

  • GAELMUSSO

    4 anos atrás

    OI RAPAZIADA BELEZA.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido