Aposentadoria 

substantivo feminino

1. afastamento (de um trabalhador) do serviço, após completar os anos de trabalho estipulados pela lei. Se o trabalhador, durante tempo em que trabalhou, destinou parte de seu salário para a previdência, ao se aposentar, ele recebe um valor, um pagamento mensal.

2. p.met. a remuneração recebida mensalmente pelo trabalhador aposentado.

Reforma trabalhista, o que pode mudar:

  1. As férias que duram um mês, poderão ser divididas em até três vezes.
  2. A jornada de trabalho de 44 horas semanais, com no máximo 8 horas por dia de trabalho poderá chegar a 48 horas, incluídas quatro horas extras.
  3. Os empregados não são mais obrigados a pagar um dia de seu trabalho para os sindicatos
  4. O empregador pode oferecer viagens e outros benefícios sem que esse valor seja considerado parte do salário.

Reforma Previdência

  1. Idade mínima de aposentadoria: 65 anos para homens e 62 anos para mulheres, e 25 anos de tempo de contribuição.
  2. A idade mínima para a aposentadoria aumentará gradativamente, partindo de 53 anos, para as mulheres, até chegar a 62 anos em 2036. Para os homens, a idade mínima parte de 55 anos e chegará a 65 em 2038.

Leis trabalhistas pelo mundo

Brasil Alemanha EUA China

Horas de trabalho por semana (mínimo)

44

não há minimo

40

40

Férias

21 dias úteis

20

não há obrigatoriedade 5 a 10 dias
Licença maternidade (semanas) 17 14 12

14

Fonte: OIT (Organização Internacional do Trabalho)

O que dizem as pessoas a favor da Reforma da Previdência?

–  Segundo especialistas, no futuro, a população brasileira viverá mais e terá menos filhos. Com isso, o número de aposentados aumentará e o número pessoas em idade de trabalho (aqueles que pagam para ter aposentadoria no futuro) diminuirá. Assim, no futuro, o governo não terá dinheiro para pagar a aposentadoria de todo mundo.

– Atualmente, a expectativa de vida no Brasil é de 75 anos. Com o passar do tempo, as pessoas viverão mais e terão condições de trabalhar por mais tempo, sem a necessidade de se aposentar tão cedo.

O que dizem as pessoas contra a Reforma da Previdência?

– As pessoas em situação de pobreza, que representam uma grande parte da população brasileira, enfrentam muitas dificuldades. Obrigá-las a trabalhar por mais tempo faria com que suas vidas ficassem ainda mais difíceis.

– Alguns grupos de trabalhadores, como os funcionários que trabalham nas cadeias, acham que a Reforma é injusta, pois os exclui da “aposentadoria especial”, categoria em que trabalhadores que exercem profissões duras, como é o caso dos policiais, podem se aposentar antes dos demais cidadãos.

O que dizem as pessoas a favor da Reforma Trabalhista?

– As leis trabalhistas brasileiras foram criadas em 1943. É importante deixá-las mais modernas, atendendo às necessidades dos dias de hoje.

– Com as mudanças, os empregados vão ter mais liberdade para negociar com os patrões. Isso vai permitir mais flexibilidade e melhorias para o funcionário, que poderá decidir o que é melhor para ele.

O que dizem as pessoas contra a Reforma Trabalhista?

– Segundo o governo, as novas leis vão diminuir o desemprego. No entanto, até agora, não foram mostrados dados que comprovem essa afirmação.

– A negociação entre empregados e patrões pode não dar muito certo. Os empregadores podem determinar as regras que quiserem e os funcionários deverão cumpri-las ou então, sair de seus empregos.

 

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido