Em 4 de abril de 2014, o Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente) publicou uma resolução que proíbe a publicidade que fala diretamente com as crianças em emissoras de TV e rádio, revistas, sites e outros.
A PROPAGANDA DEVE SER PROIBIDA?
A partir de agora, toda a publicidade deve ser dirigida aos pais ou responsáveis, para evitar que as crianças sejam bombardeadas com mensagens de consumo o tempo inteiro.O Joca quis saber a opinião dos leitores acerca da proibição. Das 50 crianças entrevistadas, 38% acredita que a propaganda para crianças deve ser proibida, enquanto 62% acha que não.
O Alana acredita que as crianças devam ter uma infância saudável, cheia de brincadeiras e diversão. Muitos adultos pesquisaram e descobriram que não é legal convencer as crianças a comprarem coisas desnecessárias, lotando os armários com objetos que não usam. E é por isso que o instituto acredita que a publicidade deva falar com os adultos e não usar truques para convencer as crianças a consumirem desenfreadamente.
*O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que trabalha para encontrar caminhos transformadores que honrem a criança.
Já a Associação Brasileira de Licenciamento (Abral), que representa empresas que realizam o licenciamento de produtos que usam imagens de personagens infantis, afirmou que o setor precisa unir forças e atuar conjuntamente para defender os interesses das empresas. A Abrinq (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos) também emitiu nota afirmando que a medida “tira da criança o direito do acesso à informação”.
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