A PROPAGANDA DEVE SER PROIBIDA?
A partir de agora, toda a publicidade deve ser dirigida aos pais ou responsáveis, para evitar que as crianças sejam bombardeadas com mensagens de consumo o tempo inteiro.O Joca quis saber a opinião dos leitores acerca da proibição. Das 50 crianças entrevistadas, 38% acredita que a propaganda para crianças deve ser proibida, enquanto 62% acha que não.

Captura de Tela 2014-06-02 às 12.01.43 PM Captura de Tela 2014-06-02 às 12.01.56 PM
O jornal também foi entrevistar o Instituto Alana*, que há muitos anos luta contra a publicidade para crianças. O Alana propõe que a gente pare para pensar no que a publicidade faz… Faz a gente querer coisas! Coisas de que nem sempre a gente precisa… Pode ser um avião incrível que voa e viaja entre continentes (na televisão), mas que, quando compramos, descobrimos que não faz nada disso. É muito chato quando isso acontece! E quando nossos pais ficam bravos porque compraram um brinquedo que dissemos que queríamos muito, mas depois nem gostamos tanto assim…

O Alana acredita que as crianças devam ter uma infância saudável, cheia de brincadeiras e diversão. Muitos adultos pesquisaram e descobriram que não é legal convencer as crianças a comprarem coisas desnecessárias, lotando os armários com objetos que não usam. E é por isso que o instituto acredita que a publicidade deva falar com os adultos e não usar truques para convencer as crianças a consumirem desenfreadamente.

*O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que trabalha para encontrar caminhos transformadores que honrem a criança. 

Já a Associação Brasileira de Licenciamento (Abral), que representa empresas que realizam o licenciamento de produtos que usam imagens de personagens infantis, afirmou que o setor precisa unir forças e atuar conjuntamente para defender os interesses das empresas. A Abrinq (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos) também emitiu nota afirmando que a medida “tira da criança o direito do acesso à informação”.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido