Sofia Nunes Pavesi tem 23 anos e quer ser professora de matemática. Formada em economia, ela decidiu abandonar a carreira para dar aula para adolescentes. Confira abaixo a entrevista que ela deu ao Joca.

Por que você quer ser professora? Você tem esse sonho desde criança?

Quando era criança, pensei várias vezes em ser professora. Gostava muito de estudar, me interessava por todas as matérias na escola e era muito próxima dos meus professores, o que fez com que muitos deles servissem de exemplo para mim.

Mas não era exatamente um sonho. Na verdade, eu mudava toda hora de ideia. Já quis ser professora, veterinária, escritora, advogada…

Nos últimos tempos, no final da faculdade de economia, me envolvi em projetos ligados à educação, cultura e fiz um trabalho voluntário como professora. Nisso, a vontade de dar aula voltou com mais força.

É uma profissão muito bonita, muito importante para formar jovens. A recompensa do trabalho deve ser muito grande.

Para você, qual é a melhor parte dessa profissão?

Pelas experiências que tive dando aula, a parte mais legal é ver o avanço dos alunos e felicidade deles quando percebem que estão melhorando.

Outra parte boa é a de tentar despertar curiosidade e interesse nos alunos, que poderão levar isso para o resto da vida.

Imagem relacionada

Você tem algum professor que serve de inspiração para você? Por quê?

Tenho alguns, incluindo de Matemática, de Estudos Sociais do Ensino Fundamental e uma professora de Literatura do Ensino Médio. Eles me inspiram pois mostraram que uma aula vai além da exposição do conteúdo, ou seja, o professor é importante para instigar os alunos gerando dúvidas, discussões e análises críticas muito mais enriquecedoras do que a simples leitura da matéria no livro ou nos slides. Eu lembro de algumas aulas e coisas que eles falaram até hoje, muitos anos depois.

Você quer dar aula para quais séries? Por quê?

Quero dar aula para os anos finais do Ensino Fundamental ou para o Ensino Médio. São séries boas porque o conteúdo começa a ficar mais aprofundado, além de ser uma fase em que os alunos estão amadurecendo e querem entender quais áreas gostam mais, quais carreiras querem seguir.

Resultado de imagem para matematica

Você quer dar aula de que matéria? Por quê?

Quero dar aula de Matemática. É uma matéria muito importante por resolver situações do cotidiano e desenvolver o raciocínio lógico, que são essenciais na vida, independente da profissão.

Na escola, é considerada um bicho de 7 cabeças, mas não precisa ser…

Com os diferentes professores que tive ao longo da escola e da faculdade, vi que a forma como se dá aula é muito importante para fazer com que os alunos se interessem pela matéria. Temos que trazer a matéria para situações próximas do dia a dia dos alunos. Isso deixa o estudo mais fácil e, muitas vezes, mais divertido.

Resultado de imagem para matematica

Segundo as estatísticas, no Brasil, há poucos jovens que querem ser professores. Por que você acha que isso acontece? O que é possível fazer para mudar isso?

No Brasil a profissão é bem desvalorizada, não há muito incentivo nem do ponto de vista do salário e nem do prestígio do profissional. Não se fala muito dos cursos de licenciatura na época do vestibular, sendo que ainda existe uma preferência muito grande por profissões como advogado, engenheiro, médico, administrador.

Mudar esse cenário vai ser difícil enquanto os salários de professores forem tão baixos (principalmente os da rede pública) e não houver bons planos de carreira para quem escolhe seguir esse caminho.

Por que agora, depois de formada, você decidiu se tornar professora do ensino fundamental II e do ensino médio?

Justamente por não ter tido nenhum incentivo para saber mais sobre essa profissão durante o ano de vestibular, eu nem cheguei a considerar essa opção na época. Agora, já formada e depois de ter feito dois estágios na área de economia, tive mais tempo para pensar sobre o que eu me vejo fazendo no futuro. Mudar de área pode ser complicado e demorar mais do que o esperado, mas acho que parar e pensar sobre o que queremos é o primeiro passo.

Por que você decidiu fazer economia? De que forma o curso pode te ajudar a dar aula em escolas?

Quando terminei o Ensino Médio, me interessava por tanta coisa que fiquei meio perdida, sem saber direito qual vestibular prestar. Por isso, acabei escolhendo o curso principalmente pela grade curricular (que tem matérias que envolvem matemática e também história, sociologia) e pelo fato de que a formação em economia abre possibilidades de trabalhar em diferentes áreas. Em escolas, acho que o curso pode me ajudar por ter me ensinado a usar matemática e estatística em várias situações, desde problemas de matemática financeira até questões que envolvem meio ambiente e saúde.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (5)

  • Neiva Brusarosco

    3 anos atrás

    Adorei participar.

  • Edna Maria Aparecida de Andrade Cerqueira

    5 anos atrás

    Parabéns, professora! Nossa profissão é importante para os jovens e toda experiência que motive os alunos é muito bem vinda.

  • Trilhas

    6 anos atrás

    Boa noite! Gostaria de saber se quando ela fala em "mudar de profissão" é voltar para a graduação e cursar DE FATO uma licenciatura. Sim, porque para lecionar (independente da disciplina) há que se fazer uma graduação em alguma licenciatura. A faculdade de ECONOMIA que cursou não lhe dá formação para lecionar na educação básica. Acho interessante quando ela fala de (des)valorização do profissional professor ( pessoa que se capacitou para tal), mas só menciona a questão salarial. Não é só isso. E, aliás, se ela ão pensa/faz/fez uma licenciatura e pretende ir à sala de aula, tmbm está desvalorizando a profissão.

  • Professor Teste

    7 anos atrás

    Parabéns à Sofia por escolher esta carreira profissional! É um estímulo para aqueles que consideram a Educação de qualidade um valor e acreditam na importância do professor para isso. Mônica Gouvêa - São Paulo/SP

  • Joca

    7 anos atrás

    Oi Mônica! Obrigado por escrever para o Joca! Sim, os professores são muito importantes para o crescimento do país. Parabéns a todos os docentes!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido