O professor de matemática Pedro Paulo Siqueira, do Colégio Vital Brazil, esteve nos Estados Unidos para participar de um programa da Agência Espacial Americana (Nasa), o Space Academy, destinado a professores de matemática e ciências do Ensino Fundamental II.

Arquivo pessoal

No programa, Pedro Paulo teve a oportunidade de conhecer ferramentas didáticas para promover um aprendizado mais significativo à próxima geração de cientistas, engenheiros e matemáticos.

“O convívio com os 108 professores participantes, de 33 países e 45 Estados dos Estados Unidos trouxe um enriquecimento de experiências pedagógicas inestimáveis”, afirma o professor.

Durante a vivência na Nasa, ele participou de duas missões espaciais simuladas para Marte e da Estação Espacial Internacional. Confira a entrevista realizada pelos alunos do 5º ano D do sob a supervisão da professora Juliana Cristina Fiore.

Há quanto tempo trabalha no colégio?

Trabalho no Colégio Vital Brazil há quatro 4 anos como professor de matemática do Ensino Fundamental II. Este ano tenho turmas de 6ºs e 8ºs anos.

Como conseguiu participar do programa da Nasa?

A convite da diretora pedagógica do colégio, Suely, enviei um e-mail para me candidatar à vaga no programa. Mil e duzentos professores se candidataram, mas apenas duzentos foram selecionados. Confesso que só acreditei no momento que o avião decolou.

Professor compartilhando seu aprendizado com a turma do 5o ano

Só professores podem participar do programa?

Sim, os candidatos devem ser professores de matemática e ciências com fluência na língua inglesa. Eu tenho, pois já morei nos Estados Unidos.

Havia professores de outras nacionalidades na sua equipe?

Para participar do programa, foram selecionados professores de trinta e três países, e no meu grupo havia dezesseis pessoas, entre eles turcos, mexicanos, porto-riquenhos, holandeses, chineses, americanos, entre outros.

Que atividades realizou lá?

Várias pesquisas e atividades, entre elas fizemos uma tirolesa simulando a queda de um paraquedas em um lago; saltamos de um helicóptero em uma piscina; montamos e lançamos um foguete e utilizamos o simulador multi eixo que gira os astronautas. Mas a atividade mais emocionante foi simular andar na lua em uma cadeira suspensa. Foi uma experiência cheia de emoções e aprendizados inesquecíveis.

Como você pretende aplicar o aprendizado em sala de aula?

Utilizando todo o material que eu trouxe do programa. A ideia é estimular os alunos aplicando atividades e aguçando a curiosidade em relação às pesquisas relacionadas à astronomia.

Teve algum momento marcante?

Um momento bacana foi quando participei de uma das palestras com um dos engenheiros responsáveis pelo planejamento da missão Apollo*. E também quando ganhei a única premiação (surpresa) oferecida durante o programa. É uma medalha, dada apenas para um dos duzentos participantes pelo esforço, dedicação e boa conduta durante as atividades.

A missão Apollo, também conhecida como Projeto Apollo,
foi um conjunto de missões espaciais coordenadas pela Nasa,
entre 1961 e 1972, com o objetivo de levar o homem à Lua.

Se você também quer participar do Joca, envie sua sugestão para redacao@magiadeler.com.br.

 

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (4)

  • Henrique Gomes Rittner

    6 anos atrás

    Adorei fazer a entrevista com o professor,foi muito legal e queria participar desse curso.Valeu professor e valeu Joca ,por publicar a nossa entrevista!

  • Jornal Joca

    6 anos atrás

    Obrigado vocês, Henrique! ;-)

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    6 anos atrás

    ACHEI BEM INTERESSANTE COMO SÃO OS ESTUDOS DA NASA SERIA BEM LEGAL MINHA ESCOLA ENSINAR ESSAS COISAS PORQUE SEMPRE QUIS SER UM CIENTISTA É MATEMÁTICO LUIZ GABRIEL O. 5°D

  • Pedro Paulo Siqueira

    6 anos atrás

    Luiz Gabriel, não se preocupe que você vai ser um cientista é só acreditar.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido