A confirmação do primeiro caso do novo coronavírus no Brasil aconteceu no dia 26 de fevereiro. Trata-se de um homem de 61 anos que esteve na Itália entre 9 e 21 de fevereiro. A confirmação do segundo caso veio três dias depois: um homem de 32 anos, que também esteve na Itália e retornou em 27 de fevereiro. Até o fechamento desta edição, de acordo com o Ministério da Saúde italiano, o país já registrava mais de 1.800 casos de Covid-19 (nome dado à infecção causada pelo vírus) e 52 mortes.

Os dois brasileiros são moradores da cidade de São Paulo, passam bem e estão em quarentena em casa, ou seja, estão isolados para não contaminar outras pessoas até não apresentarem mais sintomas.

Até o momento, de acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil tem 433 casos suspeitos de coronavírus sendo monitorados.

pessoas de máscara no metrô
Pessoas usam máscaras no metrô de São Paulo. / #pracegover: duas mulheres sentadas em vagão do metrô de São Paulo estão usando máscaras no rosto. Foto: Victor Moriyama _Getty Images.

Vacinação contra a gripe antecipada
O Ministério da Saúde decidiu antecipar a campanha de vacinação contra a gripe no Brasil: começaria na segunda quinzena de abril, mas agora está prevista para iniciar em 23 de março.

O objetivo da medida é ajudar na identificação de possíveis casos de Covid-19. Apesar de a vacina contra a gripe não ser eficiente para evitar o novo vírus, a vacinação ajudará os médicos a descartar casos de gripe em pessoas que apresentarem sintomas como tosse e febre, acelerando a identificação de possíveis contaminados pelo Covid-19.

Como se proteger?
Lave bem as mãos frequentemente com água e sabão.
– Se não tiver água e sabão disponíveis, use álcool gel.
– Ao tossir ou espirrar, cubra o rosto com lenço de papel (que deve ser jogado no lixo em seguida) ou com a manga da blusa.

O novo coronavírus pelo mundo*
– Até o fechamento desta edição, havia quase 89 mil casos confirmados no mundo (China e outros 64 países). Confira no mapa:

mapa-coronavirus-mundo-edicao-144
#pracegover: a imagem traz o mapa-múndi, indicando em laranja quais são os países com casos confirmados do novo coronavírus, como Brasil, China, Estados Unidos, Itália e Austrália. Imagem: reprodução jornal Joca.

– Em 28 de fevereiro, a OMS elevou o risco de epidemia no mundo para “muito alto”, o maior alerta possível.
– No Japão, o governo orientou que as escolas fossem fechadas a partir de 2 de março, retomando as aulas em abril. O objetivo é tentar combater a disseminação do vírus.
– Na China, onde o surto de Covid-19 começou, há mais de 80 mil casos confirmados e mais de 2.900 mortes.

*Dados de 2 de março, de acordo com a OMS.

Correspondente internacional
“As escolas foram fechadas porque o coronavírus pode acabar se espalhando em todas as salas. Os professores disseram para a gente não brincar na rua e ficar em casa”, Leonardo K., 8 anos, brasileiro que mora em Toyohashi, no Japão.

Leo-Japao-Coronavirus-Edicao-144
#pracegover:

De acordo com representantes do Ministério da Saúde em entrevista coletiva dada em 28 de fevereiro, a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) não recomenda, neste momento, o fechamento de escolas como forma de conter a propagação do vírus no Brasil.

pessoas usam máscara em aeroporto
Pessoas usam máscara no Aeroporto Internacional Tom Jobim (RIOgaleão), no Rio de Janeiro. / #pracegover: Pessoas utilizando máscaras empurram suas malas pelo aeroporto no Rio de Janeiro. Foto: Victor Moriyama _Getty Images.

Quais são os sintomas do Covid-19?
Alguns dos principais sintomas são falta de ar, febre e tosse.

Como acontece a transmissão?
Quem está infectado pode transmitir o vírus quando espirra ou tosse, por meio de gotículas expelidas durante esse processo. O contágio também pode ocorrer se quem está doente levar a mão à boca, por exemplo, e encostar em algum lugar. Então, uma pessoa pode contrair o vírus ao tocar esse mesmo local e levar a mão a pontos do corpo como a boca.

O clima quente do Brasil não favorece o novo Coronavírus?
Doenças respiratórias são mais frequentes no inverno, assim como sua transmissão. Nas temperaturas frias, as pessoas se reúnem mais em ambientes fechados e abrem menos portas e janelas. Ainda não se sabe se o Covid-19 se espalharia a ponto de causar uma epidemia em locais de clima quente.

É preciso usar máscara?
Deve usar máscara de proteção apenas quem está com febre ou tosse, evitando transmitir doenças respiratórias para outras pessoas.

Existe vacina contra o novo coronavírus?
Ainda não. O diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros A. Ghebreyesus, declarou que existem 20 vacinas diferentes sendo desenvolvidas pelo mundo e que é provável que uma delas fique pronta nos próximos 18 meses.

Animais de estimação correm risco?
Em Hong Kong, exames realizados em um cachorro apontaram a presença do vírus, mas em níveis baixos. Novos testes serão feitos para confirmar se o cão foi contaminado.

Qual é a chance de alguém morrer ao contrair a doença?
De acordo com a OMS, a taxa de pessoas que morrem após a contaminação é de 3,5% na China e 1,5% em outros países. Quem mais corre risco são os idosos.

Parte das respostas foi reunida a partir de entrevistas feitas com os seguintes especialistas: Atila Iamarino (biólogo, doutor em microbiologia e divulgador científico); Elie Fiss (pneumologista e pesquisador sênior do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e professor da Faculdade de Medicina do ABC); e Jean Gorinchteyn (médico infectologista do Instituto de Infectologia Emílio Ribas).

Mais no site do Joca
Cientistas brasileiros conseguiram sequenciar o genoma do coronavírus apenas 48 horas após a confirmação do primeiro caso no país: jornaljoca.com.br/coronavirus-brasil-genoma
– Como o coronavírus afeta a economia no Brasil e no mundo: jornaljoca.com.br/coronavirus-economia-mundial

Fontes: Abinee, China Daily, CNN, BBC, Estadão, Folha de S.Paulo, G1, Ministério da Saúde, OMS e The New York Times.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 144 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido