Dez anos após o estado de São Paulo proibir que se fume em lugares públicos fechados (como restaurantes), o prefeito da capital paulista, Bruno Covas, decidiu ampliar a legislação, em 30 de gosto. A partir de novembro, não será mais permitido fumar nos parques municipais.

Os parques passarão a ter fumódromos — áreas em que o cigarro será permitido. Quem desrespeitar a nova regra terá de pagar multa de 500 reais. Se voltar a cometer a infração, a pena será de mil reais.

O objetivo da lei é desestimular o consumo de cigarro, preservar o meio ambiente da fumaça e proteger as pessoas, principalmente crianças — quem inala a fumaça (mesmo sem fumar) é chamado de fumante passivo e pode desenvolver problemas respiratórios, como doenças nos pulmões e no coração.

No Brasil
Desde 2011, quando foi criada a Lei Antifumo, é proibido fumar em locais coletivos fechados em todo o país — no estado de São Paulo, a lei surgiu dois anos antes. Entretanto, alguns estados restringem ainda mais a regra. É o caso do Paraná, onde é proibido fumar em qualquer ambiente de uso coletivo, seja ele fechado ou não, como praias, parques e estádios de futebol.

Leis antifumo no mundo

Estados Unidos: cidades como Nova York não permitem o fumo em parques, praias, estádios e em algumas regiões específicas, como a avenida Times Square.

África do Sul: é proibido fumar em todos os lugares públicos fechados, como hospitais, e em qualquer área fechada com pelo menos uma criança.

Austrália: além de proibir o fumo em locais de trabalho, bares e restaurantes, a maioria dos estados impede que se fume em plataformas de trens e pontos de táxi e ônibus a menos de 10 metros de parques infantis e a menos de 4 metros de entradas de prédios públicos.

Japão: em cidades como Tóquio e Quioto, é proibido fumar em ruas específicas e em alguns parques.

Itália: além de só liberar o fumo em áreas reservadas para fumantes nos espaços públicos fechados, o país debate a proibição em praias, já adotada em cidades como Veneza.

O que eu penso sobre…
“Achei essa lei importante porque acho que fumar deveria ser proibido. Esses países estão certos porque isso faz mal para a saúde e cria muita fumaça e poluição.” Rafael T., 9 anos

Brasil-Edicao-137-Rafael
#pracegover: Rafael T. usa camiseta azul e shorts preto. Ele segura uma raquete de tênis e um trófeu. Ao fundo, uma quadra de tênis. Foto: arquivo pessoal.

Fontes: Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, BBC, Business News, DW, G1 e The Local (Itália).

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 137 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido