Dez anos após o estado de São Paulo proibir que se fume em lugares públicos fechados (como restaurantes), o prefeito da capital paulista, Bruno Covas, decidiu ampliar a legislação, em 30 de gosto. A partir de novembro, não será mais permitido fumar nos parques municipais.

Os parques passarão a ter fumódromos — áreas em que o cigarro será permitido. Quem desrespeitar a nova regra terá de pagar multa de 500 reais. Se voltar a cometer a infração, a pena será de mil reais.

O objetivo da lei é desestimular o consumo de cigarro, preservar o meio ambiente da fumaça e proteger as pessoas, principalmente crianças — quem inala a fumaça (mesmo sem fumar) é chamado de fumante passivo e pode desenvolver problemas respiratórios, como doenças nos pulmões e no coração.

No Brasil
Desde 2011, quando foi criada a Lei Antifumo, é proibido fumar em locais coletivos fechados em todo o país — no estado de São Paulo, a lei surgiu dois anos antes. Entretanto, alguns estados restringem ainda mais a regra. É o caso do Paraná, onde é proibido fumar em qualquer ambiente de uso coletivo, seja ele fechado ou não, como praias, parques e estádios de futebol.

Leis antifumo no mundo

Estados Unidos: cidades como Nova York não permitem o fumo em parques, praias, estádios e em algumas regiões específicas, como a avenida Times Square.

África do Sul: é proibido fumar em todos os lugares públicos fechados, como hospitais, e em qualquer área fechada com pelo menos uma criança.

Austrália: além de proibir o fumo em locais de trabalho, bares e restaurantes, a maioria dos estados impede que se fume em plataformas de trens e pontos de táxi e ônibus a menos de 10 metros de parques infantis e a menos de 4 metros de entradas de prédios públicos.

Japão: em cidades como Tóquio e Quioto, é proibido fumar em ruas específicas e em alguns parques.

Itália: além de só liberar o fumo em áreas reservadas para fumantes nos espaços públicos fechados, o país debate a proibição em praias, já adotada em cidades como Veneza.

O que eu penso sobre…
“Achei essa lei importante porque acho que fumar deveria ser proibido. Esses países estão certos porque isso faz mal para a saúde e cria muita fumaça e poluição.” Rafael T., 9 anos

Brasil-Edicao-137-Rafael
#pracegover: Rafael T. usa camiseta azul e shorts preto. Ele segura uma raquete de tênis e um trófeu. Ao fundo, uma quadra de tênis. Foto: arquivo pessoal.

Fontes: Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, BBC, Business News, DW, G1 e The Local (Itália).

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 137 do jornal Joca.

Enquete

O que você está mais curtindo fazer durante o período em casa, por causa do novo coronavírus?

Comentários (0)

Compartilhar por email