(Continuação da matéria publicada no Joca 89)

A Justiça proibiu a Prefeitura de São Paulo de apagar grafites sem a permissão do Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de São Paulo).

A partir de agora, o governo do prefeito João Doria terá que pagar R$ 500 mil por dia se não cumprir a nova ordem. Segundo as autoridades, tirar os desenhos do muro é uma atitude ruim, pois impede as pessoas de se expressarem por meio das pinturas.

 

 

 

A Prefeitura, no entanto, não concordou com a medida e disse que vai recorrer, ou seja, vai pedir que a Justiça volte atrás e cancele a nova regra.

De acordo com o órgão, apagar ou não os grafites é uma decisão do Conselho de Proteção à Paisagem Urbana, da Prefeitura de São Paulo, e não do Conpresp.

Eles defendem que o grafite faz parte da paisagem urbana e que a Prefeitura tem o direito de mexer nos muros, assim como tem o direito de mexer em outros espaços públicos.

Polêmica

Em janeiro de 2017, a Prefeitura de São Paulo causou uma grande discussão após tirar os grafites da Avenida Vinte e Três de Maio.

Por ordem de Doria, várias partes dos muros foram pintadas de cinza. Segundo ele, os desenhos estavam pichados e, por isso, precisavam ser retirados.

A decisão, porém, não agradou muitas pessoas. Além das críticas à Prefeitura nas redes sociais, nas ruas, dezenas de pessoas se reuniram para protestar contra a retirada dos grafites.

Confira abaixo as opiniões dos alunos da EE Henrique Dumont Villares sobre esse assunto:

Yohana M.
“Se você deixar cinza, o mundo inteiro vai ser sem cor. Se você deixar o grafite, terá um museu a céu aberto.”

Flávia
“Eu acho o grafite nos muros de São Paulo uma obra de arte que deixa os muros e os prédios muito mais bonitos de se ver. Já a pichação é uma atitude muito feia pelo fato de que as pessoas que fazem isso só fazem piorar os prédios cinzentos a ficarem muito sujos e com sinais estranhos, que dificilmente se entende.”

Hellóa
“Eu acho que o grafite é muito diferente da pichação porque pichação, para mim, é um desenho de um bebê, e o grafite é um desenho artístico. Na minha opinião, grafite é arte e cultura, e pichação é vandalismo e uma falta de respeito.”

Marina Liz Tapia da Silva
“Eu achei muito injusto cobrir de cinza os grafites, porque foi um trabalho duro para deixar a rua mais colorida, mais bonita e alegre. E daí o prefeito pinta tudo de cinza… Por favor, hein! Tudo que nos queremos é deixar as ruas e bairros muito coloridos. Por isso temos que acabar com a pichação. E tem mais: vamos ser sinceros, o cinza é muito sem graça.”

João Guilherme O.
“Eu achei que foi uma atitude ruim. A arte do grafite é bonita e em São Paulo ficou bonito. Grafite é arte! Mas a pichação é proibido, é crime. Temos que deixar a pichação de lado e deixar o grafite, né, São Paulo?”

Rosiane S.
“Acho uma injustiça,  pois o grafite é uma arte e deve ser respeitada, pois é feita em lugares com a permissão dos donos. Já a pichação é feia e suja o meio ambiente. Eu sou contra os pichadores e de acordo com os grafiteiros. Grafite é uma arte que, além de ser bonita, deixa o mundo mais colorido. E a pichação, além de sujar a cidade, deixa os muros sujos e deixa uma aparência desagradável, que não pode deixar na nossa cidade e tem que tirá-la.”

Gabrielly S.
“Eu acho que o prefeito deveria pintar as pichações, elas são muito ruins para São Paulo. O grafite é uma obra de arte que várias pessoas usam para se expressar. A pichação é um vandalismo, o grafite é uma obra maravilhosa, todo mundo gosta. As pessoas que fazem grafite são artistas, os pichadores deveriam estar na cadeia.”

Heloísa N.
“Eu acho que o Doria fez um ato muito desagradável de apagar as artes feitas por grafite. Ele deixou as ruas sem graça, sem cor, se tivesse as artes na rua seria mais bonito e iria chamar a atenção dos motoristas.”

Letícia P.
“Minha opinião é que o prefeito não deveria ter pintado tudo de cinza porque grafite é arte. Ele deveria tirar só as pichações, e não os grafites. Juntos podemos deixar o mundo mais bonito e limpo!”

Marina A.
“Eu acho que o prefeito deveria deixar os grafiteiros fazerem os desenhos. O prefeito não vai conseguir tirar todos os desenhos. Os pichadores sujaram tudo isso, e o prefeito deveria tirar as pichações e não os grafites, que são desenhos maravilhosos, artes.”

Sarah M.
“Eu gosto muito de grafite, e não gosto que os pichadores pintem os desenhos dos grafiteiros. Eu acho a pichação muito feia.”

Amanda F.
“Eu acho que a atitude do João Doria foi ruim, ele poderia ter apagado só a pichação. O grafite estava bonito e muita gente gostava. A pichação não é uma coisa bonita, mas os grafites estavam muito legais. Eu acho que se as ruas fossem mais coloridas, seria mais bonito. O grafite é uma forma de demonstrar algo sobre quem grafitou.”

Danielle F.
“A minha opinião é que o grafite seja liberado em qualquer lugar por ser uma arte e ser feita por pessoas autorizadas. A pichação deve ser proibida porque são feitas com maldade, em lugares perigosos e fazerem sujeira. O grafite deixa a cidade bonita e chama a atenção das pessoas, trazendo alegria para todos.”

Adriano
“Eu acho que grafite e pichação são coisas bem diferentes. No grafite você se expressa, desenha o que está sentindo. As pichações são só rabiscos, não significam nada para ninguém. Aí o prefeito João Doria está certo em pintar todos os muros pichados de cinza.”

Marco
“Eu acho que os muros de São Paulo não são lugar para letras que ninguém entende, e sim para grafiteiros que iluminam nossas ruas.”

Nathalia R.
“Grafite, para mim, é arte, mas pichação é crime e quem picha deveria ser preso.”

Edgar A.
“Eu acho que grafite é uma arte pública, que expressa o que o artista sente, além de embelezar nossa cidade. Os pichadores deixam nossa cidade cada vez mais feia, com coisas quer a maioria da população não entendem.”

Luan Crispe
“Não achei legal a pichação porque estraga os muros da cidade. Agora os grafites são legais porque deixam a cidade mais moderna, e os desenhos são bem bacanas e bonitos.”

Karina S.
“Eles deveriam respeitar a lei. O grafite é uma arte e eles deveriam parar de pichar e dar espaço para o grafite, para colorir o nosso mundo.”

Lucas T.
“Eu acho que os pichadores são pessoas desonestas que não gostam da vida, na minha opinião. Os grafites são uma forma de se expressar.”

Giovana S.
“Eu acho pichação uma coisa muito feia, mas não os julgo porque a origem do grafite é a pichação, como diz Kobra.”

 

 

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Katia

    7 anos atrás

    Eu acho a pichação horrorosa mas o grafite eu acho lindo. o nosso mundo já é horroroso sem cor e o João Dória quer tirar as obras de artes e pintar de cinza . A, me faz favor,né João Dória .

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido