Muro da Avenida 23 de maio antes de ser pintado de cinza
Muro da Avenida 23 de Maio com grafites

O prefeito de São Paulo, João Dória, mandou apagar os grafites que ficavam nos muros da Avenida 23 de maio, um dos lugares que mais tinham esse tipo de pintura na capital paulista.

Antes dos funcionários da prefeitura pintarem as paredes de cinza, era possível ver desenhos coloridos, de tamanhos e formas diferentes. Agora, só restaram 8 painéis, entre eles um que conta a história de São Paulo.

Segundo o prefeito, os muros da avenida estavam sujos e pichados e, por isso, precisavam ser pintados.

O prefeito de São Paulo, João Doria

A decisão, no entanto, não agradou muita gente. No domingo (22) dezenas de pessoas protestaram contra a retirada dos desenhos.

Além disso, na segunda-feira (23) os muros da avenida apareceram com várias manchas coloridas, que podem ter sido feitas para mostrar a insatisfação das pessoas com a nova cor das paredes.

Diferença entre grafite e pichação

O grafite é o desenho feito em muros e paredes das cidades. No Brasil, um dos lugares mais conhecidos para se fazer esse tipo de arte é o Beco do Batman, no bairro da Vila Madalena, em São Paulo.

Lá, os grafiteiros, como são chamadas as pessoas que fazem grafite, pintam em cima dos desenhos dos outros, o que faz com que o local sempre tenha cores e formas novas.

O Beco do Batman fica na Vila Madalena, em São Paulo

Já a pichação é a forma de escrever letras e traços em locais públicos, como prédios, pontes, viadutos, entre outros. Desde 1988, a pichação é proibida por lei e a pessoa que for pega pichando pode pagar multa ou ser presa.

No entanto, há muitas pessoas que defendem que a pichação não deve ser proibida, pois também é uma forma de arte.

Pichação

 

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (5)

  • Laura

    2 anos atrás

    Olá meu nome é Laura e zcho que a pichação é vandalismo... Já o grafite só não é arte. #fora grafite 👍 #fora pichação👍

  • thais

    7 anos atrás

    oi meu nome e Giovanna eu acho que os grafites devem ser liberados pois eles tambem sao artes e enfeitam a nossa cidade ,mais acho que as pixações devem ser proibidos alias nao sao bonitas.

  • Leonardo Gonzaga Tavares

    7 anos atrás

    pichaçao e crime!!! #grafiteéarte

  • Ana Claudia Barbosa

    7 anos atrás

    protesto contra a atitude do prefeito por apagar as pinturas dos muros. Mariano Zappi 6 anos

  • Joca

    7 anos atrás

    Oi Mariano, você tem todo direito de protestar! Muitas pessoas também não gostaram dessa decisão da prefeitura. Outras, acharam que os grafites estavam velhos e que uma pintura cinza ficaria melhor. Depois de tanta discussão, o prefeito João Doria anunciou que a avenida 23 de Maio terá oito espaços para os grafiteiros. E parabéns por ler a matéria e manifestar suas ideias! Continue a ler o Joca para ficar informado sobre o que acontece no Brasil e no mundo!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido