Pesquisa mostra que fabricantes produzem poucas bonecas negras

Um estudo feito pela ONG Avante, de Salvador, na Bahia, mostrou que, nos sites das maiores fabricantes de brinquedos do Brasil, dos 1945 modelos de bonecas disponíveis, apenas 131 são negras.

Além disso, a pesquisa também analisou os sites das maiores lojas de brinquedo e descobriu que só 3% das bonecas vendidas são negras.

14639826_535822986622539_880418474979455783_n

O estudo faz parte da campanha “Cadê Nossa Boneca”, que tem como objetivo alertar sobre a falta de bonecas negras nas lojas e mostrar às pessoas como isso é ruim para as crianças.

Resultado de imagem para "Cadê Nossa Boneca"

Segundo os responsáveis pelo projeto, é importante que existam bonecas de todas as raças para que os jovens aprendam a “conviver com as diferenças e aceitem os vários tipos físicos”.

download

Além disso, de acordo com os responsáveis pela campanha, é importante que a criança tenha contato com brinquedos que são parecidos com ela, pois isso faz com que o menino ou a menina se sinta mais confiante e goste mais de si mesmo.

No Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Geografia, 53,6%, mais da metade da população, é negra ou parda.

Onde encontrar bonecas negras?

14702481_529975687207269_7088931853517446798_n

Para ajudar as crianças que querem comprar bonecas negras, a campanha “Cadê Nossa Boneca” está fazendo um mapa que mostrará onde encontrar brinquedos de pele escura.

Qualquer pessoa pode sugerir uma loja ou um produtor. Basta entrar na página do Facebook e mandar uma mensagem com as informações do local de vendas.

14910422_535456759992495_7675184965525359750_n

Para acessar a página e conferir pontos de venda, entre em: https://www.facebook.com/cadenossaboneca/

MENINA CRIA PENTEADOS AFROS NAS BONECAS

Boneca customizada por Ingrith. Foto: Arquivo pessoal

A estudante do Distrito Federal, Ingrith Calazans, desenvolveu uma técnica para reproduzir características de mulheres negras em brinquedos.

Boneca customizada por Ingrith. Foto: Arquivo pessoal

Ela disse que sempre foi muito difícil encontrar bonecas negras nas lojas e que agora está vendendo suas bonecas para meninas que adoram cabelos cacheados.

Boneca nigeriana desbanca Barbie

A Barbie, uma das bonecas mais vendidas no mundo não é a mais a boneca preferida na Nigéria, país mais populoso do continente africano, depois que a linha Queens of Africa (Rainhas da África, em tradução livre), começou a vender suas bonecas negras.

A ideia do empresário nigeriano Taofick Okoya, que não encontrou uma boneca negra para presentear a sobrinha e criou sua própria linha de bonecas negras encantou o país há oito anos anos.

A Nigéria tem a a maior parte da população composta por negros.

 As bonecas não tem só a a cor da pele negra, ela também tem penteado, moda e nomes de negras.

Há duas linhas diferentes: The Queens of Africa, que representa deusas da cultura nigeriana e a Naija Princesses, composta por bonecas que lembram mulheres das três principais tribos que compõem a população do país africano: Igbo, Yoruba, e Hausa.

Enquete

Há quanto tempo você é leitor do Joca?

Comentários (5)

  • William Barreiro Nunes Neto, 9 anos

    1 ano atrás

    deveria ter mais bonecas negras.....

  • misterio??

    1 ano atrás

    vdd

  • Bianca Albuquerque Miniz

    1 ano atrás

    EU CONCORDO

  • Lara Sophia Lins , 9 anos.

    1 ano atrás

    É triste saber que no nosso país uma pequena quantidade de bonecas negras são fabricadas. Essas bonecas são tão bonitas quanto as de pele clara e possuem um significado grande, pois ensina as crianças que somos um povo com raças diferentes e que devem ser respeitadas e admiradas.

  • William Barreiro Nunes Neto, 10 anos

    5 meses atrás

    ADOREI!

Compartilhar por email