Por Alex Pinsky Streinger, 14 anos

Trabalho voluntário é uma forma de ajudar os outros. Para o leitor entender melhor, o trabalho voluntário é feito por quem quer ajudar a comunidade sem ganhar dinheiro com sua ação. Em alguns lugares, como nos Estados Unidos, fazer trabalho voluntário é mais comum que em outros países.

Alguns exemplos de atividades exercidas são: ajudar a cuidar de animais que moram em abrigos; brincar ou ensinar crianças em orfanatos; construir casas para as pessoas que não têm, entre outros.

Não devemos confundir trabalho voluntário com trabalho comunitário. O segundo é tido como uma punição, uma pena alternativa de prestação de serviços a alguém que cometeu um crime leve. 

Esse tipo de trabalho inclui tirar o lixo, limpar o parque, etc. Mas eles não são voluntários, são obrigatórios.

A parte mais legal de desempenhar trabalho voluntário é que esse tipo de ação traz à tona a parte mais gentil e bonita das pessoas. 

Na minha família temos o hábito de praticar trabalho voluntário. Há muitos anos, minha vó se dedica a vender produtos e arrecadar fundos para o Lincoln Center, em Nova York, um dos principais centros culturais do mundo.

Minha experiência é em um abrigo de animais, onde eu posso brincar com cachorros e gatos, e também ensinar truques e dar comida para eles. Lá eu também posso converter minhas horas em créditos na minha escola.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido