Quase todos os habitantes de Nagorno-Karabakh se refugiaram na Armênia. Crédito de imagem: Astrig Agopian/Getty Images

No dia 19 de setembro, foi retomado o conflito travado pelos países Azerbaijão e Armênia pelo controle da região de Nagorno-Karabakh, localizada no sul do Cáucaso, no encontro entre Europa e Ásia. A nação do Azerbaijão declarou que iniciaria no local o que eles chamaram de uma série de “ações antiterroristas”, com o uso de armas e poder militar. De acordo com o governo do Azerbaijão, líderes armênios que estão na região são terroristas contra o território que, internacionalmente, é reconhecido como parte do Azerbaijão.

Desde o início das ações do Azerbaijão na área, cerca de 95 mil habitantes (quase toda a população do local, que é de 120 mil pessoas) de Nagorno já deixaram o território e se refugiaram na Armênia. Além disso, na década de 1990, houve o início de movimentos separatistas que surgiram na região, declarando a independência de Nagorno e determinando que ela tivesse um governo autônomo.

O conflito territorial existe há décadas. Em novembro de 2022, o Azerbaijão bloqueou completamente a principal rota que ligava Nagorno-Karabakh à Armênia após, ainda em 2020, recuperar territórios da área interna e externa de Nagorno, que estavam sob controle da Armênia desde 1994. 

Há também um ponto de caráter religioso no conflito: a maioria da população de Nagorno-Karabakh se considera parte da Grande Armênia, uma definição que reúne territórios que, historicamente, foram povoados há muitos anos por um grupo étnico armênio cristão ortodoxo. Em contrapartida, o Azerbaijão é um país muçulmano.

Habitantes de Nagorno se locomovem em massa para a Armênia após tomada de poder do Azerbaijão no local. Único caminho disponível para a chegada no país é tortuoso e em meio a montanhas. Crédito de imagem: Astrig Agopian/Getty Images

Agora, com as últimas ações do Azerbaijão, o governo independente instituído em Nagorno anunciou sua total dissolução, rendendo-se para o Azerbaijão.

Conflito após o fim da União Soviética

Tanto o Azerbaijão como a Armênia eram países integrantes da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), bloco composto por diversas nações e criado em 1922. Com o fim da URSS, em 1991, iniciou-se uma disputa entre os dois países (Armênia e Azerbaijão) pelo território de Nagorno-Karabakh. Na época, cerca de 30 mil pessoas morreram.

Relação com a Rússia

Por continuar mantendo relações econômicas com a Armênia e o Azerbaijão após o fim da URSS, a Rússia assume como responsabilidade a mediação de conflitos na região. Atualmente, a situação também envolve interesses e apoios políticos de países como Turquia e Estados Unidos.

Glossário:

Cristão ortodoxo: seguidor de uma corrente do cristianismo desvinculada da Igreja Católica Apostólica Romana. Surgiu após diferenças religiosas e políticas entre cristãos do Ocidente e Oriente.

Mulçumano: quem segue a religião do islamismo, que se baseia nos ensinamentos de Maomé, de acordo com o livro Alcorão.

Fontes: Folha de S.Paulo, Folha de S.Paulo, G1, BBC, CNN, O Globo, Folha de S.Paulo, The Guardian e Toda Matéria.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido