Se cerca de 1,2 trilhão de árvores forem plantadas, o aquecimento global poderá ser revertido (saiba mais sobre o fenômeno na página 7). É o que afirmam os pesquisadores Thomas Crowther e Jean-François Bastin, do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, na Suíça, em estudo publicado em julho na revista Science.

Para chegar ao número, a equipe dos estudiosos utilizou cerca de 80 mil fotos feitas por satélites que orbitam a Terra. Então, comparou a área de cada floresta com o quanto destes locais realmente possuem árvores. A conclusão foi de que o planeta tem 2,8 bilhões de hectares cobertos por árvores onde não existe intervenção humana, mas que ainda há 1,8 bilhão de hectares que poderiam ser transformados em floresta — uma área quase 2,1 vezes maior do que a do Brasil. Esses locais poderiam receber cerca de 1,2 trilhão de novas mudas, o que seria suficiente para controlar o aquecimento global.

manifestação em prol da queda do aquecimento globa. Foto: Nicolò Campo_LightRocket _Getty Images
#pracegover: durante protesto em Lausanne, Suíça, em 9 de agosto, manifestantes com as mãos para cima seguram cartaz onde se lê, em inglês: “Não há planeta B”. Foto: Nicolò Campo_LightRocket/Getty Images.

Segundo o estudo, se o reflorestamento for feito, os níveis de carbono na atmosfera vão retornar ao padrão do começo dos anos 1900. Para atingir a meta, os autores sugerem uma campanha global, envolvendo não só os governos e instituições, como também as pessoas.

Como as árvores ajudam a controlar o aquecimento global?

Uma das maiores causas do aquecimento global é a emissão de carbono, um gás liberado por indústrias e automóveis, por exemplo. Ele segue para a atmosfera, na qual fica “preso”, piorando o efeito estufa – que mantém o planeta aquecido, mas é intensificado por causa dos gases poluentes. Como as árvores absorvem o carbono, elas são uma alternativa natural para diminuir a quantidade desse gás na atmosfera.

Glossário

Hectare: 1 hectare equivale a 10.000 metros quadrados (o campo de futebol do estádio do Maracanã, por exemplo, tem 7.140 metros quadrados).

Fontes: BBC, Instituto Federal de Tecnologia de Zurique e Science.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 135 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Aluno Vital Brazil 2A

    4 anos atrás

    FOI MUITO LEGAL APRENDER SOBRE AS ÁRVORES,POIS NOS ENSINA A CUIDAR DO MEO AMBENTE.!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido