Ixi! Você bateu no paywall! Isso quer dizer que você já acessou três conteúdos neste mês.Insira seu nome e e-mail para acessar mais duas reportagens gratuitamente. Assinante? Faça Login Voltar para a home Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca Selecione o plano que você deseja assinar abaixo: 12
Quem nunca pensou que contar uma mentira pode fazer o nariz crescer?
Assim foi com Pinóquio, personagem da Disney que completa 75 anos.
Pinóquio era apenas um boneco de madeira feito por Gepeto, um velho carpinteiro que desejava que sua criação ganhasse vida.
Mas, para que ele se tornasse um menino de verdade, deveria ser corajoso, valente e generoso. Porém, ao contar mentiras, Pinóquio via seu nariz crescer…
Baseado no livro As Aventuras de Pinóquio, de Carlo Collodi, o filme foi o segundo longa de animação da Disney, lançado em 1940, depois do sucesso de Branca de Neve.
O trabalho para realizar o longa foi enorme, com a utilização de várias técnicas modernas para a época, como uma câmera multiplano, que dava a ideia de profundidade. O investimento para realizar o filme chegou a quase R$ 7 milhões, uma fortuna para naquele tempo. Dar vida a um boneco de madeira foi difícil. Foram feitas pequenas estátuas que serviram de modelos para Pinóquio. Mais de 750 artistas trabalharam no projeto, entre os que produziram cenários e os animadores que fizeram mais de 2 milhões de desenhos.
Oitenta músicos foram responsáveis pela trilha sonora, que ganhou um Oscar de melhor música com “When You Wish Upon a Star”.