Boa notícia para os que torcem pelos animais: uma onça-preta e uma onça-pintada foram capturadas e receberam um colar com GPS para serem monitoradas. A onça-preta, considerada o maior felino das Américas, corre sério risco de extinção e o exemplar capturado foi o primeiro encontrado na Caatinga, bioma que também vem desaparecendo no Brasil.

As onças foram achadas por pesquisadores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no Parque Nacional Serra da Capivara, sítio arqueológico em São Raimundo Nonato, no Piauí.

Na região, há um confronto entre os que querem proteger rebanhos de gado bovino, caprino e ovino das onças, que acabam optando por atacá-los justamente porque não encontram presas em seu habitat natural. Agora, com os dados enviados via satélite pelo GPS, é possível saber onde as onças estão e avisar os donos de gado caso elas se aproximem. Assim, eles têm tempo para recolher os animais e usar técnicas para evitar a aproximação das onças, sem oferecer perigo aos felinos.

O Parque Nacional Serra da Capivara, que é uma das unidades de conservação brasileira, foi declarado patrimônio cultural da humanidade, pela Unesco, em 1991.

onça preta capa

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido